quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Relacionamentos abusivos



Semana passada li muito sobre autoestima em alguns blogs por aí. Gente que sofreu bullying de tudo que é lado, inclusive dentro da própria casa.
Eu até comentei em alguns blogs sobre algumas coisas que eu passei, mas resolvi escrever por aqui tbm. Quem sabe alguém lê e percebe que tá fazendo alguém sofrer ou percebe que tá sofrendo abusos de pessoas próximas.

Quando eu tinha 9 anos me mudei pra essa merda de cidade, que outrora se chamava Curral Del Rey ( nome mais do que apropriado, afinal isso aqui é um curral mesmo ) e agora responde por Belo Horizonte. Enfim, eu já contei que menstruei nessa idade e que era uma jamantona. Além disso, nessa época comecei a minha transformação de pessoa para chokito.  Espinha era mato por aqui.  Some isso a um cabelo mega jubástico, hiper volumoso. Tão volumoso que todo salão que eu vou até hoje todo cabeleireiro fala: nunca vi alguém com tanto cabelo assim! Vem ver, fulana, cliclana, etc. E aí meu cabelo vira ponto turístico. Progressiva, beijos.

Enfim, tava lendo o blog da Nah e ela contou que a mãe e irmã implicavam com o cabelo dela e que a levaram ainda criança no salão pra alisar. E olhando as fotos, hj ela tem consciência que o cabelo dera ela lindo, cheio de cachos. Então pq as pessoas insistem em impor o que é bonito, o que é socialmente “aceito” às outras? Pq as pessoas insistem em acabar com a autoestima alheia?

Eu sofri bullying em casa também. Talvez meu pai nem percebesse o quanto me fazia sofrer, mas ele insistia em fazer piadas toscas sobre minha aparência. Ele implicava com o meu cabelo de uma forma, que eu me sentia um E.T. Não podia passar na frente dele q ele falava pra minha mãe: tem que dar um jeito no cabelo dessa menina, ela tá parecendo um búfalo. HAHA. Engraçado né? Só que não.

Na verdade, agora até que é,mas na época eu procurava fotos de búfalos pra me comparar e tentava alisar o cabelo com o gel do meu irmão, o que me deixava no máximo um búfalo lambido. Isso pq eu nunca tive o cabelo cacheado, nem liso.  Ele era aquela coisa indefinida e ficava uma franja luluzinha, partida no meio, com um cabeção gigante e ia afinando até dar uma voltinha. HAUAHA. Era um búfalo mesmo, tô olhando uma foto aqui. Mas, poxa..precisava falar isso pra uma criança, toda hora?? KRLHO.

Além disso, ele adorava pegar um abacaxi e me mostrar. Daí falava: olha, comprei um parente seu no sacolão. E ria. E eu me fazia de forte (sempre fui assim) e fingia q não ligava. Mas ia pro quarto e chorava. Eu não me olhava no espelho por causa das espinhas. Mamãe tentava de tudo: sabonete, creme secativo, shampoo, nada resolvia.

Eu ia pra escola nova e sofria bullying todo dia. Ou por causa do meu sotaque, ou por causa da chokitisse, 
ou por causa do cabelo, ou por causa da bunda q era enorme.
Como eu sou paulistana, puxava o R, então tinha que agüentar as crianças me remedando.  Porrrta, porrrteira, porrrtão. Toda vez que eu passava tinha um grupinho q falava isso. Cambada de retardados, mas quando a gente é criança, sofre.
Além disso,na educação física eu ouvia: não quero ela no meu grupo, ela vai furar a bola ( por causa das espinhas ).

Sofri com isso até uma médica me receitar o roacutan. Foi um milagre: todas as espinhas/cravos sumiram e eu fiquei com a pele linda. Ironia é que nessa época meu colegas q me criticavam começaram a sofrer com espinhas. Eu não pratiquei bullying contra nenhum deles pq tinha noção do quanto isso fazia mal. Mas aprendi a me defender. A duras penas, mas aprendi.
Nunca mais permiti que alguém me fizesse sofrer sem dar o troco. Não que isso acabasse com o sofrimento, mas diminuía bastante.

E aí comecei a ler uns relatos e vi que o que eu sofri não é NADA se comparado ao que muitas pessoas sofreram e ainda sofrem. Cara, eu li num blog a menina contando que o namorado ia transar com ela e no meio do fuk fuk falava: nossa, sua bunda tá cheia de celulite! Outros falam dos peitos da garota, do cabelo, etc. Tbm li uma menina contando que o namorado insistia pra ela dar um jeito na “orelha de abano” dela.
Gente, isso existe?? Pior que a gente sabe que existe. Vou falar, leio esse tipo de coisa e me dá vontade de chorar. Na verdade, dá vontade de dar uns belos tapas na fuça de quem fala tanta merda e só depois ir pra casa e chorar. Chorar pelo mundo, por quão cruel são as pessoas, por nos permitirmos escutar certas coisas e aceitar como verdade absoluta.

E aí eu vejo, todos os dias, pessoas sofrendo com relacionamentos abusivos. Relacionamentos onde o respeito deixou de existir faz tempo. O cara esculacha a mulher na frente de quem quer que seja e ela permite isso. Quando eu vejo uma coisa dessas eu não me calo e sou taxada de louca, grossa e intrometida. Minha mãe vive me falando: em briga de marido e mulher ninguém mete a colher. Pois se for na minha frente eu meto até a concha se preciso! 

Minha prima é casada com um cara super tosco. Ela parou de trabalhar pra cuidar dos 3 filhos, um deles inclusive é bem doente e a decisão foi em comum acordo com o marido. Aí ele vive a humilhando na frente da família toda. Exemplo: na última festa ele tava falando alguma merda e minha prima foi discordar, daí ele disse: fica na sua, você não pode falar de trabalho, pq só fica em casa. Aí ela disse: mas eu já trabalhei..e ele cortou a fala dela e disse: não me interrompa quando eu estiver falando! Ah, meu sangue ferveu e eu disse: se você tivesse um emprego que te remunerasse bem poderia pagar uma babá e não precisaria que sua mulher largasse o trabalho pra cuidar dos filhos que são de vocês dois.
Silêncio. Minha mãe quase morreu de vergonha, começou a oferecer café pra todo mundo e ele só não me xingou pq tava na minha casa. Mas em outra festa me chamou de advogada de porta de cadeia e eu armei o barraco do século ( fica pra outro post ).

Enfim, depois disso tudo, minha prima ficou super estranha comigo, não olha nos meus olhos, não conversa mais. Sei lá, acho que quem sofre assédio moral e permite, vai perdendo a identidade, o amor próprio. A auto estima vai de 0 a -100.

E o pior é que essa falta de respeito começa nos pequenos atos, nas “brincadeiras” . Comentei no blog da Nat que o meu namorado tem mania de me ver toda arrumada e arrumar um defeito pra criticar, seja uma espinha, um cabelo arrepiado, qualquer coisa. Aí ele me critica, tipo: nossa, tem uma cara na sua espinha. E eu vou direto no ponto fraco dele e falo coisas do tipo: sua barriga ta crescendo hein? Ou então: seu cabelo tá caindo mais? Tá ficando mais careca, cuidado! E não falo brincando, falo séria e no momento oportuno. Pra pessoa ver como é bom!!!
Já tive algumas conversas com meu namorado sobre esse tipo de atitude dele, sobre como isso vai minando um relacionamento. Ele melhorou muito.

Hoje eu vejo que a gente já tem que sofrer tanto pelo que não podemos escolher: família, por exemplo. E vamos sofrer também pelo q temos escolha??
Namorado não é parente. É uma ESCOLHA. Tem que ser uma coisa saudável, tem que fazer bem. Olha, minha prima engordou 60 kg durante o namoro dela e chegou a pesar quase 140 kg. Ela sempre foi gordinha, mas começou a engordar muito e chegou a se submeter a uma cirurgia de redução de estômago ano passado (hj ela está ótima). O namorado dela ficou ao lado dela o tempo todo. Ele ajudava ela a calçar sapatos, ficava o tempo todo falando que ela é linda, elogiava, fazia com que ela se sentisse a melhor pessoa do mundo. E olha, ela é um saco. Uma grossa. Mas tô contando isso pra mostrar que tem gente BOA no mundo, gente com caráter, que gosta da pessoa pelo que ela é e não pela casca.

Isso serve pra gente parar e pensar: tô vivendo um relacionamento saudável? A pessoa me ama pelo que eu sou ou na primeira oportunidade vai me largar por uma mais peituda/bunduda?
Enquanto a gente perde tempo num relacionamento abusivo, a vida vai passando e vamos perdendo a oportunidade de conhecer pessoas bacanas, que realmente nos fariam feliz.

Pra pensar.

14 comentários:

  1. Onde é o lugar pra eu assinar embaixo?! ;-)

    ResponderExcluir
  2. É, eu vivo um relacionamento abusivo. Depois do casamento engordei muito. Tive minha primeira filhinha e não consegui voltar ao meu corpo. Fora a flacidez. Meu marido não para de me criticar, vive falando que eu tenho que me cuidar. É facil pra ele falar isso né? No meu ccaso, só uma cirurgia plastica resolve, pq a minha barriga está horrivel. Eu olho e choro, sabe? Eu não faço amor de luz acesa nem por decreto. É muito triste ler isso e perceber que eu permito que ele faça isso comigo. E ele é gordinho tb, mas eu nunca critiquei. pior é q eu parei de trabalhar e ele tambem me humilha. Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amiga, fico mto triste por vc..
      mto mesmo.
      espero que vc reaja( que bosta mto fácil falar né!)
      mais olha, aprendi tomando mto no cu, que só colocam cabresto na gente se agente abaixa a cabeça.

      e ELE NÃO TEM O DIREITO DE TE HUMILHAR, E TE FAZER SENTIR-SE MAU.
      olha, parece óbvio.
      Desculpe se estou falando abobrinha.
      me tocou mesmo oq vc falou.

      como a lú faz, respostas são dadas NA HORA, não se deixa pra depois, não se finje que esquece os maus tratos,quem fala oq quer, tem que ouvir oq não quer.

      sinto, no meu coração, que vc não está tão 'feia' assim como vc diz, deve estar bonita, + não perfeita= ninguém é perfeito tá.
      mais tem gente que coloca agente tão pra baixo que a gente se sente a pessoa mais feia do mundo.

      Se vc quer melhorar,FAÇA, MAIS POR VC.
      Se não tem animo pra tal, procure um psicólogo.
      Ele é mais importante que qlqr esteticista ou cirurgião plástico. cuide da sua cabeça, sua filha prescisa de vc!

      E ele? diga a ele o que sente, oque pensa, NUNCA SE CALE.
      diga, diga, "ODEIO QUE ME CRITIQUE, ODEIO QUANDO VC FALA ISSO, CALE A BOCA, VC TA ME OFENDENDO, PARE! PARE! PARE!não quero ouvir vc, não quero ouvir suas humilhações."
      É o primeiro passo pra sair da sua tristesa!

      te desejo mta força,pq sei que merda é isso. se sentir fraca até pra reagir, mais vc prescisa!!

      procure gente que te anima, tipo sua mãe, alguma amiga leal,gente que te ponha pra cima, com certeza irão te ajudar.

      te desejo tudo de bom mesmo! um beijo.

      Excluir
    2. Obrigada pelas palavras de solidariedade. Sabe, eu tenho vivido cada dia sem pensar na minha vida, pois se eu parar pra pensar, está tudo tão ruim que eu vou cair na cama e me entregar, mas como vc disse minha filha precisa de mim. Antes do casamento meu marido era uma ótima pessoa, a gente fazia planos, eu achava que minha vida seria linda, e hoje, poxa, ccomo tudo mudou. Eu devia ter percebido que ele era uma pessoa futil q só preocupava com a aparencia, pq ele vivia me mostrando mulheres na rua e falando que eram bonitas, mas eu estava cega, sabe? O pior é que eu não tenho muito o que fazer pq nao trabalho mais e nao tenho dinheiro e nao gosto de pedir. Eu tento caminhar, parar de comer, mas quando vejo ja afogo as magoas na comida. A autora do blog bem disse que a falta de respeito começa nas pequenas atituudes, só hoje eu vejo isso. Como errei. Achei q casar ia resolver minha vida, q era bem dificil tbm, mas só vejo q depois dos filhos nossa vida passa pra segundo plano e tudo fica mais dificil d resolver. Beijos

      Excluir
    3. Anônima, a Nah tem razão: nem ele nem ninguém tem o direito de humilhar você.
      Acho que tá na hora de vc tentar fazer algo pra se ajudar, pq se nós não gostarmos da gente, quem vai gostar?
      Não sei como é sua vida, sua situação financeira, etc, mas sempre dá pra fazer alguma coisa. Sei que é difícil, eu mesma sou a fraqueza em pessoa, mas tento me ajudar como posso. Tomo remédio, criei esse blog, tento frequentar a academia, etc. Olha p/ as suas possibilidades. Vc disse que pensou q casar fosse resolver sua vida. Vejo pessoas cometendo esse mesmo erro, todos os dias. A maioria nem assume pra si q tá casando pra fugir de uma situação, mas no fundo, é o que as motiva. Casamento não é solução pra nada. Pelo contrário.
      Não tenho muita coisa pra te falar, só sei que do jeito q tá não dá pra continuar. E só vc pode se ajudar. Força! É o que eu desejo.
      BEIJOS

      Excluir
  3. Eu fui meio 'abençoada' pq só sofri bullying entre os 6-9 anos, qndo tive trombocitopenia, tive q tomar corticóides, fiquei parecendo uma bolinha humana e ainda rasparam meu cabelo... Mas, tirando isso, a infância e a adolescência foram bem bacanas comigo. Na faculdade eu passei por uma situação muito chata tbm, mas eu sei q não dá pra chamar de bullying, pq foi especificamente com um cara e o grupinho dele..

    Mas, enfim, eu sempre sofri bullying dentro de casa. HAHAHAHA. Minha mãe SEMPRE me criticou em TUDO. Sempre caçou problemas em mim. Sempre ficou 'a unha do seu dedão do pé é defeituosa'... 'eu nunca tive espinhas, vc puxou isso do seu pai' (e olha q eu nunca tive PROBLEMA com espinha, só aquela coisa normal msm)... 'eu não tenho estria, vc puxou isso do seu pai'.. 'vc me puxou na falta de bunda'... ' vc tá corcunda'... 'tira esse cabelo da cara!' ... 'para de colocar o cabelo atrás da orelha, vai ficar com orelha de abano'... 'vc tá muito magra, come!'... 'vc tá gorda, pára de comer'... ' vc é peluda igual seu pai'.. e etc infinitamente.

    Repensando todos meus relacionamentos, eu tbm sempre namorei caras que me criticavam o tempo todo. Nunca me criticaram na frente dos outros, mto pelo contrário. Na frente dos outros é só amores, eu sou a mulher mais perfeita, mais linda, mais inteligente. Mas, pelas costas, eu não tenho bunda, eu tenho pneu, eu tenho olheira, eu sou o monstro do lago ness, não sei dirigir, não sei ler, não tenho habilidade nenhuma e não sei pensar. Me criticam em tudo, all the time. Estranho isso, né? Será q é um padrão? Será q inconscientemente eu fico pensando que amor é isso, já q minha mãe sempre foi assim comigo e a gente tem aquela coisa na cabeça de q 'amor maior q existe é o de mãe', então, inconscientemente, eu fico achando q se o cara age assim é pq ele me ama muito?

    Não sei...

    realmente, não sei..

    E isso nunca me incomodou taaaaaanto. Incomodar incomoda, né? Mas não era taaaaaaaaaaaaaanto..

    Mas, de um mês pra cá, tá me incomodando ABSURDAMENTE.

    Será q tá na hora de trocar? Tão complicado isso.. =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, complicado né?
      O q vc faz quando seu namorado fica te criticando?
      Dá um coice nele, bem dado!
      Uma coisa q eu aprendi: o ponto fraco da mulher é beleza e do homem é dinheiro!
      Começa a falar que fulano é rico, ciclano dá mil presentes pra namorada, etc. Quero ver como ele vai amar ouvir isso!!
      Grr. Que raiva me dá. Todo mundo tem defeitos, pq focar neles e não nas qualidades?
      Tem hora que a gente tem q dar um chega pra lá pra ver se eles se tocam.
      Quanto ao questionamento sobre trocar ou não de namorado, só vc pode saber a resposta. Só acho q depois que casa tudo fica mais complicado. Então é bom pensar bem. Olha o exemplo da amiga anônima acima. Isso q me dá medo.

      Beijosss

      Excluir
    2. Isso é verdade. O ponto fraco do homem é o dinheiro, pois o direito traz o poder, o respeito e o status. Homem pobre é sinônimo de perdedor, de fracassado de zero à esquerda. Por isso que muitos homens, na maioria das vezes perdedores, são papudos contadores de vantagem, justamente para querer compensar o fracasso financeiro. Quanto mais papudo contador de vantagem, mais perdedor é o homem.

      Excluir
  4. hahahah lú, eu ja disse que te ADORO???
    AMO GENTE TOMA LÁ DA CÁ.
    ofendeu filinho?? tacou pedra?? coloca o capacete que vou te mandar um tijolo! hahahah

    menina, a melhor coisa,pra não se entristecer, nem guardar mágoa,
    é dar o troco. nego tem que sentir como é ruin ter merda jogada na cara, pra parar de atirar cocô aos 4 cantos.

    hahah conheço 2 HOMENS SUPER ABUSIVOS.
    respectivamente casados com as irmãns do meu marido.
    nem vou na casa deles... sabe pq?
    pq é isso aí... HUMILHAR BASTANTE a esposa na frente dos outros.
    e olha, quando vc defende, NEGA QUE VC DEFENDEU, fica te ODIANDO.
    mais oi?? filha, tô te ajudando e é assim que tu me paga?
    pois é, é assim. A vez que eu defendi a minha cunhada, foi assim: (na frente do marido dela, pq eu tbm gosto é do barraco com todos os presentes)
    ele disse a ela" CALA A BOCA QUE EU TÔ FALANDO"
    oi??????????????????? TA.QUEO.PARIO. ngm fez PORRA NENHUMA.
    ficou td mundo se olhando.
    Isso pq O PAI DELA tava predente e o IRMÃO( meu marido)
    Eu falei, com toda delicadeza:
    "rapaz TU É UM PELINHA. mais que porra ein, mandando a mulher, mãe dos seus filhos,quem faz tua comida e lava tuas cuecas, CALAR A BOCA.que falta de respeito e educação, que horror, que medo, que triste...

    5 minutos de silêncio e caras de cu.
    ...
    em seguida,eu " desculpa aí, mais tô indo embora,pq né... educação é coisa que eu prezo d+ "(como se eu tivesse sido educada ao falar com ele rsrs)

    e sabe oq cunhada fez? me chamou no canto
    " olha ele é assim mesmo, grosseiro..."
    ele é assim mesmo.
    ele.é.assim.mesmo
    e aí sabe oq ela falou depois?
    que eu não sou submissa ao irmão dela, que casamento e assim, o homem é assim, é a natureza dele.
    (bebeu 51 estragada só pode.)
    e disse que eu fazia errado em 'colocar' o irmão dela pra fazer serviço doméstico.
    (bebeu a 51 com extasy e ta doidona.)

    a partir daí, resolvi deixar pra lá, pq neh, nega acha bom tomar no cu? qm sou eu pra dizer que dói né mesmo?

    opa,meu texto foi citado, aí que chique!!!
    ;D
    beijããããõ!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKK

      Adorei a frase: nega acha bom tomar no cu, quem sou eu pra dizer q dói? <3

      Putz, como tem mulher submissa..Jesus. Eu leio uma coisa dessa e fico injuriada. E olha que eu já vi coisas que até Deus duvida.

      O ser humano às vezes me dá náuseas. Eu sou como vc, demorei mas aprendi que revidar as agressões é o melhor remédio. Claro que ficar dando coice por aí não faz ninguém mais feliz mas que dá um alívio, ah, isso dá!!

      Beijosss! Adoro seus coment´s

      Excluir
  5. Oi Lu, eu tambem sofri muito bullying quando era crianca, de todos os lados, coisas horrendas mesmo, ja contei uma das muitas historias aqui - http://murphymeama.blogspot.be/2011/09/bullying.html

    mas sabe o que eu aprendi? primeiro que eu nao fui a unica (como voe mesma disse) e outra que o patinho feio vira cisne SIM! E hoje eu me amo de um jeito que nao tem pîadinha que me tira do lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí! O segredo da felicidade está em nos amarmos. Espero que um diga eu consiga me amar tbm :(
      BEIJOSS

      Excluir
  6. Eu também não aguento nego mala me enchendo o saco. Tento segurar ao máximo, ser educado, mas, quando não tem jeito, quando eu percebo que o cara é um imbecil que está querendo folgar, eu já mando a real na cara. O bom disso é que depois disso nego não enche mais o saco, passa por vc e fica com cara de cu. É muito engraçado :) Um negócio legal é responder de ironia, fazendo pouco caso, sorrindo, ridicularizando a pessoa que te provocou. Já fiz isso com um falastrão e foi muito engraçado. Ele falava e eu respondia de forma seca, dando leves risadas.

    ResponderExcluir