segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sou uma fraude




Quem me olha não me enxerga.
Sei que passo uma imagem forte. Quem conversa comigo, pensa: nossa, que garota decidida.
Meu cu.
Mal sabem eles que meu coração está em frangalhos. Mas eu preciso parecer forte. Preciso passar essa imagem a maior parte do tempo. Acho que engano bem.

Tem um amigo que tb sofre de depressão. Ele sabe que eu estou enfrentando o mesmo problema, mas não sabia  q eu estava tomando remédios a tanto tempo e tudo mais. Esses dias, pelo face, ele me perguntou como eu estava e dei uma resumida na minha vida cagada.
Ele disse: nossa, eu não consigo te imaginar mal. Sempre penso em você bem.
Eu perguntei o motivo e ele disse: pq vc sempre consegue resolver as coisas de modo prático.
Hum. Fiquei pensando.. desistir é o modo prático ao qual ele se refere?
Mas refletindo, acho q ele estava falando sobre a minha maneira de lidar com relacionamentos. Amorosos, diga-se de passagem. Isso pq, realmente, eu não tinha maiores problemas nesse campo da minha vida. 

Meu problema chama-se: trabalho.
Eu odeio rotina. Odeio horários. Odeio burocracia. Odeio gente arrogante e que se sente superior aos outros.
E ai, qual curso eu escolhi?
Direito.
Auhauaua. Tem que ser muito louca. Mesmo.
Vide Suzana Von Ristoffen (assim q escreve?), a mulher do japa picadinho (não sei o nome), entre tantos loucos de cu que escolheram o malfadado curso.

No meu caso, acho que foi auto-sabotagem.
Se eu tivesse feito um teste vocacional acho que a orientadora diria: não sei pra que vc serve, mas faça qualquer coisa menos direito, ok?
Pq eu escolhi essa merda?
Pq gosto de ler e escrever.
Que resposta retardada.

Na verdade, eu gosto de escrever besteira e gosto de ler qualquer coisa que não seja lei. Aí eu pensei que, pela minha sensibilidade, fosse gostar da área que mais lidasse com o ser humano. 
PENAL, é isso!
E aí que eu cansei de ver filhos chorando no corredor do fórum pq o pai saiu preso. Cansei de ver advogado mau caráter defender bandido da pior espécie no júri. Cansei. Cansei. Fui embora.

Pra onde?
Área de família.

Hahahaahah
Vocês não imaginam a que ponto um ser humano pode chegar.  Mães que querem se vingar dos maridos e usam os filhos no processo judicial, pais que abusam dos filhos, gente louca, etc. Cara, uma vez eu fui até a casa do meu cliente tentar um acordo extrajudicial com a mulher dele. O que aconteceu? Levei um copo de água na cara.
HAHhaha. Sério. A vaca jogou água na minha cara, gente!!! E eu, como pessoa profissional e equilibrada fiz o q? Joguei água na cara dela tbm!

Olha o preparo da pessoa para lidar com o ser humano. Que coisa linda, singela.
Aí que agora eu tô perdida.
O que fazer??? Meus pais não aceitam que eu faça outra coisa. Eu não aceito ter perdido 5 anos numa graduação pra, sei lá, vender chup chup na esquina.

Sexta saí do escritório. Mandei a chefe pra PQP. Agora, além de tudo, tenho ótimas referências no meu currículo. Ahahah. Tô rindo pra não chorar, gente. Na verdade, to arrasada. Não por ter saído de lá, mas por ser tão fraca. Eu não sei lidar com nada. Começo a ficar contrariada e simplesmente desisto. DESISTO.
Fato é que eu estou desempregada! Um salve pra Sessão da tarde, Vale a pena ver de novo e afins.

E agora? O que fazer?
Monto um escritório? Estudo pra concurso? Procuro outro emprego em outro escritório lixo que vai me sugar até a ultima energia? Me mato?

25 anos nas costas.
Que vergonha de mim. Queria ser como meu irmão, que sempre soube exatamente o que fazer.
Eis a maior razão da minha infelicidade.
Essa sou eu. L





115 comentários:

  1. Eu tenho a tua idade e estou na minha terceira faculdade. Fisioterapia -> Engenharia de Produção -> Engenharia Civil.

    Essa eu gosto. E acho besteira pensar "25 anos nas costas", ainda temos muitos anos pra decidir o que fazer da vida, errar e mudar o caminho. Se tu decidir que vai fazer medicina, que é um curso longo, aos 32 tá formada. 32 é velha? Não!

    Então tá em tempo, vai buscar o que te faz feliz. Quem sabe melhora tua vida =D

    Sempre que falava em trocar meus cursos várias pessoas me recriminavam (menos minha mãe, essa sempre me apoiou!). Eu meti a cara e fui atrás do que eu quis. E quando meu pai falou que não ia mais me dar dinheiro se eu trocasse novamente de faculdade, eu falei que faria estágio pra me manter.

    Nunca deixei que as pessoas decidissem o que eu faria para o resto da minha vida. Até porque, é uma decisão muito séria para ser deixada nas mãos dos outros.

    Não tem nenhuma profissão que te inspire?!

    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii Cê! Então, acho que não tem nenhuma que eu fale: poxa, devia ter feito tal curso, ou..ai que vontade de fazer isso. Minha vontade é ganhar na mega da virada e não ter que trabalhar mais. Acho que por isso eu não larguei o curso, não sabia o que fazer caso terminasse. Admiro sua coragem!! Beijos!!

      ps: vc tem notícia da Nat? Eu nao consigo entrar no blog dela :( Ela me bloqueou.

      Excluir
    2. talvez não precise fazer curso... pode ser outra área que seja tecnólogo, técnico ou nem isso, como fazer algo de que realmente goste... e se não gosta de nada... tente coisas novas... pode se surpreender.

      Excluir
  2. Pense assim... antes "perder" mais alguns anos estudando num curso para uma futura profissão que você gosta e se identifica, do que PERDER a sua vida fazendo algo que não lhe agrada e lhe preenche, não achas?

    Antes agora, retornar, fazer algo novo do que chegar lá frente e passar a seguinte frase em sua cabeça: "Como seria se, quando nova, eu ainda tivesse feito aquilo que sempre quis, mas desisti?".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que eu penso, Inocêncio! Às vezes eu fico pensando em quantas coisas deixei de fazer porque achava que já tinha passado da idade de iniciar.

      Graças à Deus isso acabou. Não deixo de fazer nada porque estou "velha" pra recomeçar!

      Excluir
    2. O problema, galera, é que eu não sei o que fazer. Tô mais pardida que cego em tiroteio.

      Excluir
  3. Eu também sou formada em direito. Tentei advogar por um tempo, mas vi que não era pra mim. Muita gente da minha família achou que foi tempo perdido, mas eu achei válido porque a ideia que eu tinha da advocacia era totalmente diferente do que foi a prática e teria sido horrível ficar na dúvida, sempre imaginando que era uma coisa maravilhosa. Aí, eu larguei tudo e voltei a estudar pra passar num concurso. Não deu um ano estudando, fui chamada num teste seletivo pra assumir um cargo público (contrato temporário) na Defensoria Pública. Eu continuo tentando encaixar os estudos no meu horário, apesar de chegar em casa morta, completamente sugada. Mas, olha, eu não acho perda de tempo ir conferir de perto se o que a gente pensa sobre determinada profissão corresponde com a prática, melhor isso que ficar só pensando, idealizando e se martirizando porque escolheu x ao invés de y, só porque nem conheceu mesmo como era. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. gente, sou eu aí no último parágrafo????????? hahahaha
    é estranho como os pais às vezes, não aceitam a diferença dos filhos(no meu caso tá!)
    minha irmã trilhou um caminho desde a 8ª série.
    e eu até hj aos 23 anos não faço idéia do que fazer.
    (e as comparações?)

    tempo perdido não foi mesmo, pode ter certeza,muito apredizado, infelizmente vc conheceu o pior lado das pessoas ,mais conheceu, e agora está vacinadíssima.E do mais, já eliminou que não quer isso pra vc.

    Que tal direito do consumidor? Desculpe minha ignorância, nem sei se é uma área, mais acho o seu perfil de ir até o fim (vide texto da sua ex amiga)ótimos pra ferrar com empresas FDP. Melhor lidar com uma compania safada, que vc pode desmascarar do que com gente que finge,simula, criminosas e loucas.
    Vc foi corajosa viu? Eu não sei nem lidar com gente 'normal' imagina com esses piores tipos.

    mulheeeeeeeeeeer vc tem 25 anoooooooos. para com isso de com "25 anos nas costas" hahahahahah (como se fosse 40!)
    taí o problema dos depressivos,somos em maioria ansiosos e controladores.
    Traçamos um caminho perfeito, se não sai exatamente daquele jeito, parece que tuuuuuudo deu errado e que ja era, não da pra mudar, passei da idade.
    e não é bem assim, nunca é tarde pra mudar, nunca é tarde pra ser feliz.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nah! Tenho algumas ações no Consumo.rsrs
      Ah, eu admiro mmt quem tem amor pela advocacia, quem consegue ver beleza nisso. Eu não tenho mais saco, sabe?
      Acho que nasci cansada.
      Aliás, o cordão umbilical tava enrolado no meu pescoço. Eu devia estar querendo me enforcar na barriga da minha mãe mesmo, por prever o que eu ia passar nessa merda de vida.

      E sim, tô me sentindo velha. rsr
      beijos

      Excluir
  5. Lu! Me identifico muitooo com você, a diferença é que não sou depressiva, mas também me acho uma piada, mas se te serve como motivação, eu tenho 26 e sou administradora e superrrrrrr frustrada, segui esse maldito curso. Depois de formada, fiquei 3 anos mais infeliz ainda, pensando a mesma coisa.. estou ficando velha, e não sei o que fazer da vida, sou uma piada e blablabla. Meu sonho sempre foi fazer direito, e esse ano eu entrei no curso e estou amando, não sei como é a vida real, mas estou muito feliz, isso é uma das poucas coisas que me deixam feliz! Sei que era para ser uma estória triste, mas a parte "A vaca jogou água na minha cara, gente!!! E eu, como pessoa profissional e equilibrada fiz o q? Joguei água na cara dela tbm!" eu dei uma gargalhada muito alta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim esta amando? O primeiro ano é um cu!!! kkk.
      Filosofia e afins, odeio.
      Se vc está gostando logo agora, então o negócio é pra vc mesmo!!
      Quanto ao copo de água na cara, na hora eu fiquei com ódio mortal, mas hoje eu consigo até achar graça da situação. rs.
      Viver é uma piada.
      Beijos!!

      Excluir
  6. "O problema, galera, é que eu não sei o que fazer. Tô mais pardida que cego em tiroteio."

    É perfeitamente normal ficar assim. Talvez você precise de mais um tempo para pensar, mais um tempo para experimentar novas coisas, talvez, você só perceberá o que mais lhe agrada depois dos 30, talvez antes, às vezes, de segunda, às vezes, de terceira, nunca se sabe. É normal quando não estamos satisfeitos com alguma coisa tender a agir de forma perdida, procurando ainda por respostas.

    Minha ex, por exemplo, largou o curso de medicina, e aos 27 anos, foi fazer faculdade novamente. Fez letras e se formou, hoje, ela sabe exatamente o que quer, quer tentar à carreira no Rio Branco para diplomacia, ela botou isso como objetivo primordial da vida dela e está tentando.

    Eu também já passei por isso, e sei que, apesar do que estou fazendo hoje, lá na frente não irei mais fazer, sei que ainda assim é um passo para eu conseguir fazer o que de fato irei fazer daqui a alguns anos. Encaro como um passo.

    Não são todas as pessoas que desde o início conseguem traçar os seus objetivos, isso vai depender de inúmeros fatores e condições que acho que foge um pouco do escopo desse comentário, agora.

    Bom, fique bem, beijos!

    ResponderExcluir
  7. "ps: vc tem notícia da Nat? Eu nao consigo entrar no blog dela :( Ela me bloqueou."

    Ela não te bloqueou, apenas travou o blog por um período.

    Pessoal, eu conversei com ela dias atrás, ela não está muito bem, por isso também estava sem cabeça de continuar com o blog, por esses dias.

    Vamos torcer por ela, pois está numa fase nada fácil.

    Assim que eu tiver mais notícias, comunico aqui.

    ResponderExcluir
  8. Lu, eu não te bloqueei naãão, gata! Eu bloqueei o blog. Ninguém tem acesso. Minha vida tá um cu. Dos maiores. Enfim, depois eu volto com o blog =)

    Comentando seu post:

    "Quem me olha não me enxerga.
    Sei que passo uma imagem forte. Quem conversa comigo, pensa: nossa, que garota decidida.
    Meu cu.
    Mal sabem eles que meu coração está em frangalhos. Mas eu preciso parecer forte. Preciso passar essa imagem a maior parte do tempo. Acho que engano bem." -> vc tava falando de mim? pq, sério, me descreveu.. =/

    E, olha, sobre escolher Direito e pensar 'pq porra????': me definiu tbm! Eu escolhi Direito pq eu achava q eu ia ajudar a mudar o mundo... que eu iria fazer JUSTIÇA! Aí eu comecei a entender melhor sobre o curso, a estagiar... e... rhysos. Rhysos eternos na minha cara. Pq justiça não existe! E o nosso Judiciário só não é mais falido e injusto pq não tem jeito! CANSEI de ver advogado penal (ou estudante aspirante a penalista) defendendo CORJA em júri e se vangloriando de ''eu fiz um teatro TÃO FODA que eu o absolvi!'' mesmo SABENDO que o cara era CORJA e estava ERRADO e merecia APODRECER na cadeia.

    Área de família então, vou nem falar nada. Pq eu mesma tenho um processo de execução alimentícia contra meu pai q está completando 8 anos! oito anos! HAHAHAHHAHAHAHAHHAHAH cê cridita, muié? Isso pq ele tem/sempre teve endereço fixo, empregador indicado na inicial, etc. Vc imagina se eu não soubesse onde ele trabalhasse...

    É por isso q eu qro concurso. Pq, olha, prefiro trabalhar de atendente de telemarketing do q ter que advogar. Juro! E meu objetivo final é magistratura trabalhista. TENTAR foder com as empresas fdp que ainda tratam os ''colaboradores'' como escravos - e, aliás, inventaram esse termo lyndro só pra desmascarar a pseudo-escravização deles.

    Tbm tô quase com 25 anos nas costas e totalmente entendo seu desespero. Mas, sinceramente? Eu voto em você estudar pra concurso... é a melhor saída... apesar de ser o caminho mais difícil!

    FORÇA.

    Bjão

    ResponderExcluir
  9. Oi menina. Gostei do seu post porque eu, assim como você, também sou advogado e conheço bem a merda que é esse meio. Na faculdade eu até que gostava do curso, não vou mentir. Tipo, tinha umas matérias que eu não gostava, mas tinha muita coisa que eu gostava. Daí eu fui levando o curso, achando que, quando começasse a trabalhar na área, a coisa iria ficar boa. Me formei, passei na OAB e arrumei um trampo como advogado empregado em um escritório. Foi aí que a bomba estourou. Comecei a perceber o quão podre, medíocre, patético, estressante e broxante era a advocacia. Na hora, querendo pensar positivo, refleti comigo mesmo: "deve ser porque esse escritório não é para mim, e se eu ir trabalhar em outro escritório as coisas irão melhorar". Fiz isso. Saí deste escritório e entrei em outro. Acontece que quase nada mudou, a minha vida profissional continuou uma piada. Foi aí que eu percebi que a advocacia era uma merda.

    Tipo, criminal e família eu evito com todas as minhas forças. Eu tenho trabalhado da área trabalhista e civil (na parte de acidente de transito, ações contra bancos etc), que, pelo menos no meu caso, são áreas menos piores.

    Mas não gosto de advogar. Percebi isso. A profissão, pelo menos aqui no Brasil, é uma merda. O salário, então, dá vergonha até de comentar.

    Estou querendo ficar no meu atual emprego até o final do ano e, ano que vem, trabalhar em um outra área e estudar para concursos. Pelo menos é isso que, por enquanto, eu tenho em mente. Ficar nessa piada de advocacia não é para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente amigo, vc disse palavras certas nas quais eu tbm concordo. A advocacia é patética e broxante. Você n consegue construir família numa profissão ridícula dessa, eu admiro quem tem familia pra sustentar e está na luta insistindo na advocacia, Deus me livre disso.

      Excluir
    2. Queria conseguir dizer adeus definitivamente a advocacia e dar baixa na minha OAB. Eu gosto de direito, mas odeio a rotina da advocacia. Quando saí da faculdade em 2007 eu perdi o timing dos concursos públicos. Muitos colegas de classe meus, se formaram e foram direto pra concurso. Hoje são analistas, delegados, defensores etc. Muitos ganhando mais de 30 mil mês e eu muitos meses as vezes não ganho nada porque a maioria dos clientes não têm como pagar. Trabalhei em um escritório em que os sócios depois de 22 anos fecharam o mesmo porque não tinha mais como mantê-lo. Então é uma profissão de ilusão onde você não têm nenhuma garantia. O advogado têm uma responsabilidade enorme ao gerir um processo e o cliente não dá valor, o serviço não vale nada. A responsabilidade em cumprir dezenas de prazos na semana não me deixa dormir, porque se eu perder um, posso arruinar a vida de um cliente. Então é muito difícil viver feliz na advocacia privada. Meu sonho era quando tivesse saído da faculdade ter me dedicado a passar pra delegado. Hoje estaria realizado. Meu fim com certeza vai ser desistir da advocacia porque você não consegue dar conforto a sua família.

      Excluir
    3. Nossa, expressou exatamente todo meu sentimento confuso sobre a advocacia. Gosto do direito, mas percebi, com 42 anos de idade que não gosto de atuar como advogada! Na verdade, sempre tive planos para concurso público, mas minha vida deu uma reviravolta, engravidei pouco tempo antes de sair da facul, mudando completamente toda minha vida, todos meus projetos. Tive que trabalhar pra conseguir o meu sustento e acabei entrando em escritório de advocacia de massa. Tenho verdadeiro horror. Depois de anos lá dentro, um dia, do nada, levantei e disse que não queria mais aquilo e foi o que fiz! Hoje estou na advocacia autônoma, pq achei que fosse diferente, mas não é nada fácil e nada bom. Não sei o que fazer....perdida!

      Excluir
  10. Olá, estava pesquisando umas coisas na internet e por acaso achei este blog..! O primeiro post diz exatamente pelo o que eu estou passando. Trabalhei dois anos como advogada empregada de um escritório, onde me sugaram até a última gota, e o salário era uma porcaria. Sai de lá e fui trabalhar sozinha, não sei o que é pior, já que os clientes não tem dinheiro para pagar pelo seu serviço e ainda acham que vc não está fazendo nada. Me matriculei num cursinho para concurso, e também vejo que não é um bom negócio, já que vc pode passar nas provas objetivas e reprovar no exame físico ou de investigação social, algo tão subjetivo. Não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
  11. Acabei de ler teu post. Vim aqui atrás de respostas. Tinha pesquisado no Google "sou uma fraude" e achei esse blog. Olha não sei se vc realmente é um nada ou qualquer outros dos adjetivos pelos quais vc mesmo se descreve. O que sei, é que hoje, pelo menos hoje, pode ter certeza que ajudou a alguém a refletir sobre a própria vida. Poucas vezes na vida li algo que me tocou tanto. Não porque eu me identifiquei com um personagem sem nome de cinema ou de algum melodrama de tv. Mas porque vc falou de mim. Sou assim como vc: desisto. Não consigo nada, me sinto uma bela duma merda, tenho 35 anos e estou assim porque DESISTO.
    Minha esposa quer ter um filho mas simplesmente não tenho coragem de por uma criança no mundo pra ter um pai fracassado como eu, que não seja capaz de lhe dar proteção, uma vida confortável, alguém de quem ele/ela se orgulhe. Não tenho coragem. Esse ser especial mereceria alguém bem melhor do que eu.
    E sabe, muitas vezes procuro culpar meu insucesso por falta de capacidade ou facilidade pros estudos, esportes, enfim, qualquer área. Mas pensando bem, DEUS me deu capacidades, ELE é muito generoso comigo. Eu é que não sou ninguém porque DESISTO. Desfoco de tudo que começo a fazer, e não passo do começo em meus projetos.
    Também sou formado em Direito (realmente o curso dos loucos e de muita gente recalcada, com problema de vaidade). Consegui umas conquistas graças a DEUS, mas estou longe de onde queria estar. E esse é o problema: EU QUERIA ESTAR. Tenho a persistência de um bicho preguiça, mas um coração de leão. Se pelo menos meu coração fosse fraco assim como minha vontade é, não ficaria tão frustrado por não ter alcançado meus objetivos. O duro é que dentro de mim, uma voz diz que eu deveria melhorar, ser alguém. Se pelo menos o resto de vergonha na cara que eu tenho acabasse, eu poderia me conformar (e até ficar satisfeito) com o que eu já tenho. Daí poderia até deitar e esperar meus dias acabarem, como faze muitos. Mas, infelizmente, quero muito e não faço por onde.
    Pelo menos hoje, vc me tocou, me mostrou bem quem eu sou, qual o meu (nosso) problema.
    Já que me fez esse grande favor, e vou te dar uma dica (sei que se fosse bom....): parta pra algum concurso. Comece devagar. Vc vai lidar com o mesmo tipo de pessoas. Talvez até com índole pior e ego mais inflado por se acharem pseudo intelectuais. Mas pelo menos terá sua independência e horas fixas de trabalho.
    No mais, obrigado Lu.

    ResponderExcluir
  12. Advogar é um SACOOOOO!!! Trabalho na assistência judiciária do Estado de São Paulo (quase trabalho escravo). As causas muito complexas e a gente recebe uma miséria. Recebemos apenas em 60 dias após o fim do processo, quando o pessoal da PGE não acha um erro medíocre na certidão a e mandam de volta para corrigir, aí o recebimento é só em 120 dias. Também trabalho comissionado em uma Prefeitura. Tentei fazer a coisa funcionar no Município, mais os interesses políticos são maiores que o interesse por fazer a coisa certa (JUSTIÇA). Também abri um escritório com um colega e já não suporto os clientes ligando à noite, aos sábados, domingos. Também não suporto esses clientes caloteiros, sem vergonha. Também não suporto clientes que te procuram pra "dar uma olhadinha" no processo que outro advogado está "tocando" para ele, ficando evidente que ele preferiu outro advogado a você e se tivesse preferido o seu trabalho não iria confiar. Odeio juízes e promotores convictos que eles são deuses e que o resto do mundo vai pro quinto dos infernos. Odeio a família dizendo que o que dá dinheiro é advogar e não sabem o que a gente pensa. Que merda, se eu quiser prestar concurso pra trabalhar no Banco do Brasil pra ganhar R$ 1.500,00 por mês o problema é meu! Chega... vou sair desta vida antes que eu fique com uma gastrite fud%d& ou coisa pior!

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Sabrina.

    Estou na mesmíssima situação que a sua. Pior, sou mais velha.

    Tenho 30 anos, e descobri que não gosto de advogar. Como vc, fui induzida a fazer esse curso. Estou totalmente desmotivada. Na verdade, eu queria ser uma apaixonada pela profissão, mas sou muito insegura, atrapalhada, devagar... chego a ter pena dos meus poucos clientes, que confiam nessa "fachada" que sou!

    Tenho uma situação "cômoda". Sou casada, bonita (e nada modesta), sem filhos... meu marido e meus pais tem boa situação financeira, acabam tomando a frente de todos os gastos. Não tenho despesa alguma... o pouco que ganho gasto com bobagem. Só mantenho escritório aberto porque não pago aluguel. Tenho fugido dos clientes, indico outros advogados para pegarem as novas causas. Minto e digo que estou estudando pra concurso, pra não admitir que sou frustrada.

    Mas o que fazer se ainda não descobri o que gosto? Mas depois de tanto tempo formada, começar do zero? Não seria mellhor me manter na área, mas seguir para um lado diferente? Queria ser apaixonada por algo.

    Penso em fechar o escritório e ficar em casa estudando pra concurso. Mas aí eu me pergunto: e se eu não passar, mesmo estudando uns 5 anos? Será que vou conseguir ser disciplinada nos estudos e levar isso até o fim? E se não der certo, o que faço? Na verdade eu não ligaria de ser uma dona de casa diplomada. Mas seria admitir o meu fracasso.

    Um ano se passou desde seu desabafo. O que mudou em sua vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria mto saber !!!! Oq será que ela fez ??

      Excluir
    2. Também queria mto saber !!!! Oq será que ela fez ??

      Excluir
    3. E voce o que decidiu fazer?

      Excluir
  14. Olá... eu estou na mesma situação...
    quando li seu texto parece que a autora sou eu... rsrsrsrs... a parte do motivo pelo qual eu escolhi direito... ler e escrever... bem idiota mesmo...rsrsrsrs ... Meu Deus! Somos muito parecidas... Até na parte de não saber fazer nada e de não saber lidar com pessoas. O motivo de vc odiar direito, em razão das pessoas arrogantes!
    Nossa... muito igual.... só que eu tenho 28 anos... e meus pais também não estão aceitando a ideia de que eu quero mudar de profissão.
    Ultimamente ... acredite... estou costurando... comprei um máquina e fiz alguns bichinhos e bonequinhas... estou gostando... nunca tinha costurado nada na minha vida e está ótimo... não tinha habilidade e se me perguntasse diria que se tentasse não sairia nada... e saiu.
    Veja só... nunca pensei nessa possibilidade antes na minha vida... então quando me perguntavam do que eu gostava eu dizia: "nada"!

    Pois é... ainda não tive coragem de mandar todos para aquele lugar... mas estou no quase... depois de tantas tentativas frustradas estou me preparando melhor... vendo mais possibilidades e até fazendo um tratamento. Tenho sorte porque meu marido me apoia, mas mesmo assim é difícil.
    Imagina largar o direito para virar costureira... todas vão achar uma loucura...
    mas antes ser louca feliz do que suicida...
    Então... minha dica é: experimente todas as coisas que algum dia teve vontade de fazer, ou até algo que nem nunca pensou... às vezes ficamos tão focados em odiar o direito que esquecemos de tentar buscar novas coisas.
    Não desista... estou mais velha que você e estou apenas começando a tentar mudar... mas há esperança! Pense sempre na frase: "Vamos nos permitir". E danem-se os outros... quem toma remédio para não surtar somos nós... então se preocupe com vc e não com eles...
    Vamos ser felizes... Vamos nos permitir!!!!! Um abraço e que fiquemos bem.

    ResponderExcluir
  15. Bem ... Não posso dizer muito de quem faz direito o que eu posso afirmar é que :
    1- Muitos vivem de aparência ... Um exemplo disso .. Tem um amigo meu que faz direito tem 33 anos e vive com os pais .. Se fosse tão bom assim e no caso rola dinheiro porque ele não saiu ainda ?
    2- Existe uma parcela pequena de advogados que se dão muito bem na profissão ..Só que é um explorando o outro , pois pelo que eu entendi ter um consultório de advogacia e se vc trabalha em equipe ( vai ganhar parte do dinheiro ) ....
    3- Se vc trabalha nos advogados associados ... É muita gente ganhando dinheiro .Pode ser que sobre uma mireca para você !
    4- Mentir .... Mentir .... Mentir ..... Mentir ...... Mentir ... A mentira é uma faca com duas faces .. Ela age para o bem .. Mas cuidado para não levar isso para a sua vida , pois eu sempre fico com um pezinho atrás de quem faz direito ..

    Obs: Estou terminando o curso de Farmácia .. Vejo muitos farmacêuticos odiarem a profissão .. Por mais que seja sofrível , podemos ganhar pouco mais tem emprego na certa .. O pior é a pessoa que se forma e não tem emprego ...
    Pode ver ... Tem gente que se forma e arrumar emprego ???????????

    Prefiro ser farmacêutico mais é outra bosta do caralho também !







    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, vc disse td. Eu fiz duas burradas do cacete. Primeira: estudei direito, advoguei por 13 anos e só me fudi. Segunda burrada: estudei farmácia, com dedicação total, e só depois do curso vi que não tem campo para isso no Bostil. Só balcão de farmácia ganhando merreca, e olhe lá! Mas vc tem razão qdo diz que para farmacêutico não falta emprego. Pode ganhar pouco, mas sempre aparece algo.
      Boa sorte na farmácia.

      Excluir
    2. Excelente escolha.Irás fazer algo realmente útil pra sociedade,não colocarás à prova a sua moral e conduta em função de dinheiro alheio...

      Excluir
    3. Caramba. Estava pensando em fazer Farmácia. Também sou formada em Direito e realmente está dificílimo. :/

      Excluir
  16. Profissão é algo complexo de se escolher... Mas eu não fico de cara com isso e meus pais aceitam numa boa "eu trocar de profissão" .. O que eu vejo é uma desunião geral em todas as profissões .. É um querendo comer o fígado do outro...
    Falam ... falam .. falam do médico ..E eu jamais tiraria medicina .. É algo que eu não quero para mim uma responsabilidade incrível nas costas .. Errou ? Matou !
    Fora que os planos de saúde pagam pouco e escravizam muitos médicos que a grande maioria não são ricos !!!
    Todas as pessoas que eu conheço que são ricas não tem diploma .. Por acaso o Silvio Santos tem diploma ? O carinha tem uma transportadora .. Ele tem diploma ?
    O beltrano é dono de padaria .. ele tem diploma ???? O carinha lah é dono de umas 3 farmácias ... Ele tem diploma ... Até pode para não pagar o farmacêutico ! O ciclano tem diploma ???? Ele tem restaurante e se deu super bem ... ollhhhaa ... Ele tem diploma ??? Não !!!!!!!!

    Ta vendo a mariazinha não tem diploma tem uma olaria .. Ele tem diploma ? NÃO!!!

    Melhor com o diploma do que sem ... mas está difícil mesmo com o diploma ! O dia que eu largar tudo eu monto um restaurante ! Talvez um salão de cabeleleiro ...

    Qualquer coisa ... Mas gente não sofram por causa de profissão é igual a amor !

    ''Não importa o que você seja, quem você seja, ou que deseja na vida, a ousadia em ser diferente reflete na sua personalidade, no seu caráter, naquilo que você é. E é assim que as pessoas lembrarão de você um dia.

    - "A verdade é que todo mundo vai te machucar,você só tem que escolher por quem vale a pena sofrer."

    Um dia a tristeza vai embora... Aprendemos a sorrir novamente... Fazemos novas amizades... E vemos que todo aquele sofrimento do passado, não valeu tanto a pena... Pois se a vida fez as coisas andarem dessa forma... Foi porque não era pra ser... Pois se era pra ser o que pensavamos que era, não teriamos tomado rumos diferentes... Teriamos continuado caminhando na mesma direção "

    Ayrton Senna !


    ResponderExcluir
  17. Às vezes me sinto um fracasso total por não ter conseguido me encontrar profissionalmente até hoje. Já não sou mais uma menina de vinte poucos anos, tenho mais de 30. Deveria ter casa própria, filhos e independência financeira. Acho que também me sabotei: queria um diploma de nível superior de qualquer maneira, apenas para agradar a minha mãe. Fiz o Enem e minha nota não permitiu que eu ingressasse no curso de jornalismo.

    A grande besteira que eu fiz foi indicar uma segunda opção: TURISMO. Não deu outra, ganhei uma bolsa do Prouni. Hoje estou formada e simplesmente não consigo trabalhar na minha área porque a ODEIO!!!! Não recomendo esse curso para ninguém, é uma FUTILIDADE e uma total PERDA DE TEMPO. O mercado de trabalho resume-se, basicamente em recepcionista de hotel (ou qualquer outra função dentro do hotel) e agente de viagens. Saí da faculdade com um vazio enorme, com a sensação de que não aprendi nada de útil. Para piorar, a profissão de Turismólogo nem é reconhecida, qualquer Zé Ruela pode fazer o meu trabalho. Cheguei ao ponto de sentir vergonha ao dizer que sou formada. Como pude me formar numa coisa tão idiota?????? Se arrependimento matasse, já estaria em decomposição!!!!

    Vou-me embora pro call center.
    Lá sou mais feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um amigo que fez duas burradas. Primeiro, fez Turismo e se ferrou. Depois, querendo consertar a vida, foi fazer Direito, permanecendo na merda.

      Excluir
  18. Nossa cara colega, tb odeio, é uma merda ser advogado!!!

    Mandei essa merda toda tomar no olho do cu arrombado em 2013 e fui ser "freelancer", para me sobrar tempo...

    Decidi trabalhar como advogado para pagar despesas e sobrar um dinheirinho, o que já está mais do que bom, pois no tempo livre, criei coragem e decidi realizar um sonho e estudar música enquanto ainda sou jovem e enquanto ainda dá tempo!!!

    Ciente de que terei que fazer 10 anos de prática em 2 pra prestar vestibular novamente e cursar uma faculdade, estou me saindo bem, me alfabetizei musicalmente em 6 meses e aprendi a tocar meu primeiro instrumento, indo para o segundo, e acho que nunca fiz coisa tão certa!

    Estou extremamente feliz por ter tido coragem, e mais ainda por me distanciar desta corja de inúteis advogadozinhos!

    Então troco dinheiro por tempo livre, o certo cheio de marasmo pelo futuro arriscado mas emocionante, quando toco sinto meus pés saírem do chão como Peter Pan e OsPiratas da Terra do Nunca...quando advogo, sinto que sou um velho cheio de doenças esperando a hora que tudo acabe!

    Voltei a ser criança, estou mais jovem com 29 anos (sempre aparentei bem menos, logo nem quando advogo passo alguma seriedade...)

    Também não posso advogar pois eu não compactuo com toda a sujeira dessa profissão, o motivo que me levou a buscar meus sonhos e correr atrás da sorte foi que quando passei a ver muita coisa errada e ter noção, como corrupção, inveja, competição entre colegas, e tudo que há de mais sórdido, e me decepcionei...

    Inclusive penso que ser diferente me glorifica...quando via colegas (preguiçosos e sem conhecimento algum) enganando clientes para tirar o dinheiro deles, me sentia uma pessoa suja em fazer parte daquilo e decidi não querer mais, e aí vi que há colegas na mesma situação e que nem tudo estava perdido...

    Com a música sinto que na pior das hipóteses, vou ganhar ensinando crianças e repassar isso de forma sincera, sem enganar ninguém, ao contrário disso, sei que vou ensinar com muito gosto quando eu estiver apto!

    ResponderExcluir
  19. ahhh prezada colega, minha área é Direito Administrativo, precisamente, convênios e contratos administrativos (sim , licitação)...

    Muita corrupção, muita gente suja, baixa, dão sorrisinhos e gargalhadas de cuspir na sua cara quando falam do dinheiro público que estão metendo as mãos de forma ilícita, por meio de fraude...

    Contratos milionários (lesando os cofres públicos), e sempre pessoas de dentro do Poder Público em comum acordo com esses bandidos,levando vantagens...

    Claro que tenho denunciado tudo , anonimamente, claro...e vou continuar denunciando, o que me motiva ainda é denunciar

    De um cliente que tentou me usar para fraudar procedimentos, eu com muita astúcia copiei todas as provas do próprio computador dele e mandei tudo pro Tribunal de Contas investigar...

    Se não fosse toda essa corrupção, penso que as escolas poderiam dar mais educação aos alunos e novos e grandes talentos não se perderiam no meio do povo por falta de oportunidades...

    Inclusive penso que não temos bons músicos e nada na área de tecnologia digital pois nossas escolas sequer têm educação musical, artes e gráficos ...

    ResponderExcluir
  20. Ai gente também sofro... Também sou advogada e não gosto da profissão. Audiência, petição, é uma tortura... Trabalhei em um escritório que quase sugaram a minha alma... Tem tempo que animo penso positivo, mas não demora muito vem a chuva de frustração novamente... É preciso muita determinação, coragem, pra mudar de área, tentar outra coisa. A família pesa muito... Poucos te entenderiam... Ai eu preciso me decidir... A vida nao parece fazer sentindo... É terrível... Espero que alcancemos as soluções dos nossos problemas e sejamos felizes, desejo boa sorte a todos que aqui compartilharam sua aflição e aos que lerem esse comentário.

    ResponderExcluir
  21. Cinco anos de advocacia. Alguns cabelos brancos. Barbas também. 32 anos. Uma única certeza: depressão é para os fracos. E nem essa certeza eu tenho mais, depois que, embora sem um diagnóstico profissional, eu passei por uma. Eu não tenho como expressar em palavras o sentimento de quando eu saia do escritório e ia para minha casa. Ainda se fosse de felicidade, por sair daquele ambiente. Mas não era. Era uma franca agonia, era uma franca falta de perspectiva. Era olhar para cima e enxergar o chão. Era olhar para o chão, e enxergar um buraco sem fim. Tiro a minha grana com advocacia. Me sinto um bosta na minha profissão. E é isso que me decepciona. Eu, sendo um bosta, que não fico gritando aos 4 ventos que "ganho uma causa", vejo uns profissionais mequetrefe se pagando de gatão, de que peida cheiroso, e mal ter cacife pra limpar a bunda sozinho, sem a ajuda do papai. Nem o português sabem escrever certo. Ganhei uma depressão, já superada, talvez não em sua totalidade, mas a angústia de chorar sozinho no chão no chuveiro não tenho mais. Advogar é um desafio. Advogar é um sacerdócio. Advogar é uma merda, mas é a melhor merda que eu sei fazer. Mas penso seriamente em vender coco na praia, na temporada. Por que nossa família tem que se.meter tanto na nossa vida? Eu seria um feliz vendedor de coco na praia... Mas, como eu gosto de ter uma grana no bolso, continuo nessa. Acho que estou me encontrando. Ou me perdendo. Ou o pior de tudo, advogando. E levando calote. E... Consolado por saber que não sou uma aberração, o único acometido dessa doença da advocacia. Mas acredito que as coisas acontecem como têm de acontecer. Ando me acertando, eu acho, com a minha profissão. Força para nós!

    (agora comentado no lugar certo rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei sua resposta. Você escreve muito bem. Observei isso em você.
      Aliás, também gostei das outras respostas. Eu me vi em todas. Parece que sentimos um certo alívio ao perceber que outras pessoas sentem o mesmo que nós, não é? Não sei se isso é bom.
      Mas taí algo que faço demais:pensar, pensar, pensar.
      O pensamento, a reflexão faz parte de mim de um jeito absurdo. Não é a toa que minha primeira opção era Filosofia, depois Letras e depois Jornalismo. Mas segui o conselho de alguém que me queria muito bem (e também bem financeiramente).
      E hoje, nessa minha escolha, depois de vários anos eu não estou bem financeiramente, e muito menos feliz com a escolha que fiz.
      Acho que essas incertezas todas, de quase todas as respostas que li são respostas certas sobre algo que não posso mais negar: escolhi errado.
      Também já quis aproveitar o curso, não perder os 5 anos, não isso, não aquilo. Mas só vejo os anos passando.
      Antes de voltar ao caminho dos concursos fui assistir a algumas audiências. Sim, pensei que eu seria uma espécie de investigadora de mim mesma: onde me encaixo, eu me vejo como Juíza? Como Promotora? Como Defensora?
      O fato é que o tempo algumas coisas, ao contrário do que dizem.
      E não tenho mais a ilusão de "fazer justiça". Sim, com letra minúscula...infelizmente.
      Parece tudo teatral. Meu laboratório nas audiências serviriam para me dar gás... perdi outra ilusão. O concurso não vai me salvar.
      E não é por medo de não passar, eu me acho bem capaz. Eu já passei em concursos difíceis, chegando a outras fases. Já passei e fui empossada, e lá fiquei por quase 7 anos.
      Já advoguei. Já fiquei sem fazer nada. Já tentei mudar de área.
      Mas nunca assumi "um relacionamento sério" com a Filosofia.
      Até pensei em fazer pós em Filosofia do Direito, e novamente aproveitar meu curso... isso sempre me pega. Essa necessidade de "aproveitar o curso que fiz". Mas ao fazer uma outra pós, uma especialização, percebi que eu estava idealizando a Filosofia do Direito, a pós em si, e etc.
      O fato é que gosto de filosofar, de questionar, de observar, de refletir, de escrever, de conversar, de ficar sozinha, ou com poucas e interessantes pessoas.
      Eu não tenho respostas. E acho interessante vocês acharem que, por terem 25...28...30...32 anos perderam muito tempo...rs
      Estou perto dos 40 anos e cheia de habilidades, principalmente artísticas. Mas ainda me pego, em meu doentio perfeccionismo, em querer acertar e fazer o certo.
      Mas eu sou justamente essa mulher cheia de habilidades e interessantes, justamente por ser assim.
      Talvez eu inconscientemente já tenha definido o que quero. E todo o restante (fracassos, incertezas, etc) é somente a resposta NAO QUERO MAIS ISSO NA MINHA VIDA.

      Se eu puder dar uma sugestão para aqueles que querem concurso, eu proponho o seguinte: façam um exercício mental...imaginem que a profissão x, idealizada, vai ganhar muito pouco. Ainda assim vocês prestariam esse concurso?
      Converso com muitas amigas sobre isso. Uma é promotora, a outra conhece muita gente, entre juízes e advogados. Algo é constante: a escolha motivada por grana e status.


      Excluir
  22. Estou planejando em abrir um negócio com meus irmãos. Na advocacia não dá para ficar mais. Perda de tempo total.

    ResponderExcluir
  23. O brasileiro tem que aprender a empreender. Um País em que o sonho de seus jovens é passar num concurso público, não me parece próspero...

    ResponderExcluir
  24. Nossa, lendo parece que fui eu que escrevi, muito minha cara!!! Só fiquei curiosa, o que você fez sobre isso?? Essa postagem já tem 3 anos... Eu tenho 29 anos, sou advogada porém estou desempregada, o pouco tempo que advoguei me fez perceber que não nasci pra isso, gostaria de fazer uma coisa mais dinâmica, criativa, só não sei o que, já pensei em publicidade, moda, mas não consigo me decidir, enquanto isso o tempo passa, fico cada vez mais velha pra começar outro curso e assim virou uma bola de neve!! O que você fezzzz???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faça outro curso, advogar é o fim da decadência humana, é o fundo do poço, só tem um monte de bosta boiando no vaso e se matando por um pedaço de carne, bem triste mesmo...... esses dias me tentaram passar uma causa particular, pessoa importante, contrato de turismo de 50 mil em 12 parcelas de 4 mil e pouco e o sujeito queria anular...eu disse que não fazia, mas o colega que recomendei pra outro trabalho indicou uma advogada, uma tal de "CIBELE".... essa Cibele adotou as providências certinho, conseguiu a antecipação de tutela pra suspender o débito etc...depois ela enviou pro cara um contrato de honorários de 10 mil reais....ele que é idoso e cardíaco quase infartou...ou seja essa piranha se aproveitou da situação pra tirar o cara de uma cilada e meter ele em outra, pois se for pagar10 mil pra essa VAGABUNDA ele preferia pagar o pacote de turismo e viajar sem ter dor de cabeça alguma....enfim a ordinária quis se aproveitar da situação, uma MORTA DE FOME digna de pena... depois que ele disse que não ia assinar, ela abandonou o processo e pediu pra indicar outro advogado, eu por azar estava na sala no momento e gravei a mensagem de voz da conversa ao telefone, e ela foi estúpida com o cliente, que ficou mais irritado e mandou um motoboy retirar os documentos na casa dela na mesma hora...o que ela não esperava, pois ela tentou jogar um verde pra cima do cara e colher maduro mais uma vez...nisso ela se irritou, e após o motoboy retirar os docs, ela escreveu uma mensagem mega mal educada por e-mail, e assim, passou a perseguir o advogado que ele indicou pra que ela repassasse o processo, dizendo que vai representar na porra da OAB por concorrência desleal...

      RESUMO DA ÓPERA: A MULHER É UMA INFELIZ, MORTA DE FOME, UMA POBRE COITADA...PIOR AINDA É QUE EU TIVE A IDEIA DE CAÇAR A FOTO DELA NO CADASTRO NACIONAL E ESTÁ EVIDENTE O PQ DE SER TÃO MESQUINHA: NÃO PASSA DE UMA GORDA PORCA COM CARA DE VELHA , DIGNA DE PENA REALMENTE....DEUS QUE ME PROTEJA DESSA LAIA , ESPERO QUE ANTES DE MORRER ESSA PUTA GORDA VEJA ESSA MENSAGEM E SE FODA MUITO NA VIDA AINDA

      Excluir
  25. Não é fácil, advogar; A profissão é pouco valorizada pela população;
    Para ir ao médico, dentista tem dinheiro, mas para pagar o advogado não tem;
    A naba é encarar filas de trânsito ou para achar uma vaga no Fórum. Com isso, perde no mínimo de 1 a 2 horas no trânsito;
    Para alguns familiares dá a impressão que não faço nada, blablabla e que ciclano está ganhando dinheiro, blablabla;
    Além de trabalhar, estou estudando para concurso público e me focando principalmente para o concurso de Promotor de Justiça (pelo dinamismo da instituição e a carreira pública tem a vantagem de ter a remuneração fixa);
    A iniciativa privada o ganho não é fixo e muitas vezes que se matar em trabalhar para ganhar um merreca;
    Além disso, o advogado sofre com a morosidade do Judiciário;
    Mesmo com o exame da OAB o mercado está cada vez mais saturado, principalmente nas grandes cidade.

    ResponderExcluir
  26. Eu também sou mais uma frustrada com a advocacia e sou muito julgada pela familia por isso, poucos nos entendem só quem sente na pele sabe... Tortura...

    ResponderExcluir
  27. "Quem me olha não me enxerga" é exatamente o que acontece comigo.

    Lu D., meu caso ainda é pior fiz administração de empresas, quando tinha ainda 21 anos, aos 32 iniciei o curso de Direito e hoje aos 47 anos ODEIO advogar, já tentei de tudo, trabalhei para escritório pequeno, grande, atuei sozinha, mas ODEIO e também me sinto perdida, não gosto de nada!
    Acho que é porque estou tão frustrada comigo mesma, que não consigo achar nada que eu goste.
    Passados 3 anos do seu desabafo, que fez tanta gente se identificar, gostaria de saber se saiu dessa? Espero que sim.
    Achou a solução?

    ResponderExcluir
  28. já que anonimo, vou contar o q se passa: depois de 7 anos usando sapato furado p pagar a faculdade direito e andar de trem com as moedas contadas, chego aos 40 com 13 anos de profissao precisando fazer reza p receber honorarios. eh muito triste ver todos meus sonhos de juventude depositados numa carreira que nao foi nada do que imaginei. mas, é isso aí, se eu tivesse com 28, nem pensaria duas vezes, faria uma outra faculdade ...

    ResponderExcluir
  29. Vocês acham que estão na merda? Em 2010, ao invés de fazer uma especialização na minha área (informática), inventei de fazer Direito "pra tentar algo novo". Maior besteira que fiz. No terceiro semestre do curso já queria fugir daquele inferno. Meu marido quase surtou, falou que nunca mais me apoiaria em nada se eu saísse do curso de Direito (ele tem a ilusão de ter uma mulher juíza super poderosa). Então terminei o curso, odiando cada segundo daquela bosta. Peguei o diploma e entreguei pra ele. Já repeti 4 vezes na OAB por 2 pontos e não consigo passar. Estou desempregada, e todos me olham como a incompetente da família. E a cereja do bolo: tenho 35 anos de idade e estou completamente perdida e deprimida, e todos acham que eu estou com frescura. Tá bom pra vocês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 29 de janeiro de 2016 16:49
      Reprovou 4 vezes na OAB? KKKKKK não perdeu nada, advogar está uma bosta (digo está porque se esse chiqueiro chamado Brasil funcionasse até seria uma boa profissão) Mesmo que vc passe terá uma vida estupidamente medíocre, a menos que passe em algum concurso jurídico que é a unica coisa que vale a pena nessa área cheia de lobos e cobras prontos pra te dar o bote. Eu estou tranquilo pois graças a Deus não tenho filhos e não preciso trabalhar assim tenho disponibilidade para meter ficha ad eternum na OAB ou em concurso.

      Excluir
    2. Qual a razão do "KKKK"? Achou graça da minha desgraça seu infeliz? Eu também não tenho filhos e nem pretendo. Direito realmente é ridículo demais pra mim. Sorte minha também que posso fazer outra coisa. Mas confesso que está engasgado na minha garganta isso tudo.

      Excluir
    3. Anônimo16 de fevereiro de 2016 13:57
      Achei graça de você achar que passar na OAB vai mudar algo na tua vida. No máximo terá mil e uma frustrações a mais trabalhando numa área ridícula que não dá nenhum retorno além da amargura e frustração.
      Realmente Ridículo é palavra perfeita para descrever esse curso. 5 anos para ganhar 1200 por mês (isso com OAB porque sem vai ganhar no maximo 600). Mas você me parece uma mulher sensata, realmente não ter filhos e muitas responsabilidades é algo libertador.
      Nem tem porque ficar com isso engasgado uma vez que na vida na realmente faz sentido, o que conta é se vc tentou ser feliz enquanto teve tempo para isso, porque quando a morte chegar... Já era.

      Excluir
  30. Nossa, tô impressionada! Super me identifiquei com vcs. Estou com 26 anos, já advogou há 2 anos e meio e até hoje tô na merda. Tava num escritório que me pagava 2 mil por mês pra trabalhar o dia todo e resolvi sair. Agora tô perdida mais que tudo... Não consigo mais estudar uma linha de livro de Direito, acho tudo um saco. Já pensei em fazer concurso, uma pós numa área mais promissora, já cogitei um milhão de possibilidades na área jurídica, mas nada me motiva. Graças a Deus tenho meu marido que segura a onda! Tô pensando em fazer enem pra medicina, acho uma profissão linda e muito mais valorizada. Advocacia hoje é só aparência!

    ResponderExcluir
  31. eu não pago a anuidade da OAB desde 2014...são 3 atrasadas, e não vou pagar, quero entregar minha carteira pois estou de saco cheio....as boas novas é que consegui 2 empregos que pagam uma merreca - 2.500 cada e trabalho de casa, isso que é sorte nesse mundaréu de zumbis e mortos de fome do direito...sorte de ainda ter como comer e viver dignamente, pois os colegas estão bem piores que eu, que vou indo devagarzinho mas sem perspectiva nessa bosta de profissão...meu receio é envelhecer e ser um bosta sem dinheiro, sem casa, sem nada e numa profissão cada vez mais saturada por incompetentes...passei na OAB, a vida não mudou nada, ao contrário, tenho muito mais obrigações e gente me enchendo o saco e me cobrando por causa do bolsa família de 2.500 que recebo de cada um...poderia estar pior, DEUS ME AJUDE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk foi mal amigo mas ri muito com seu relato. Ainda estou na faculdade e vejo muitos colegas idiotas e acéfalos desesperados pra passar nessa merda. Eu por dentro morro de rir pois fiz estágio e conheço de perto a MERDA que é ser advogado nesse pais fajuto. Já vi advogado formado e que ganha 600 conto por mês e ainda é grato por isso. Também já percebi que esse mercado vai estourar daqui um tempo e vai ter gente brigando de facão pra pegar causas lixo que não rendem nem 2k. O cenário da profissão é terrível e desolador para os próximos anos. O negócio é prestar concurso ou ir embora do Brasil. Sem mais.

      Excluir
  32. Nossa... Lendo tudo isso vi que não sou a única!
    Me formei no final de 2011. Tentei a OAB quatro vezes. Passei! Mas não serve pra nada! Estou com 27 anos, nunca trabalhei, tentei advogar, mas achei horrível! Não gosto de ficar lendo leis, não suporto!
    Hoje qualquer pessoa se orma em direito.
    Não sei o que fazer. Não consigo nem emprego em outra área pelo fato de nunca ter trabalhado e pela idade.
    Digo que estudo para concurso. Realmente, já tentei, mas não dá! Não entra nada de direito na minha cabeça. Penso em ir para outra cidade, trabalhar em qualquer coisa e tentar outro curso.
    Tenho vergonha de mim. Meu pai é quem "ne sustenta" e minha mãe é dona de casa. Ainda por cima são separados.
    Meu pai já está cobrando e muito. Mal tenho dormido pensando no que vau ser da minha vida. Moro numa cidade que não tenho família nem amigos (sou filha de militar).
    Enfim... Se fosse pra falar do que me arrependi na vida diria que foi fazer direito. O pior curso! Queria uma luz, mas não vejo nem o fim da merda do túnel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, só queria dizer que vc não é a única mesmo! Estou na mesma situação e quase com a mesma idade, porém, ainda não tirei a OAB. Não sei como ainda consigo reunir forças pra estudar Direito. Nem comecei a advogar e já odeio a profissão, aliás, nem mesmo quero começar!

      Excluir
    2. Não é a única mesmo! Também estou na mesma situação que vc. Fazer direito foi uma das piores escolhas da minha vida e agora to aqui sem emprego, sem perspectivas de melhora e tentando passar em um concurso público.

      Excluir
  33. Vcs ñ são os únicos. Tenho quase 40, advogado há 14 anos, trabalhando sempre sozinho e ganhando mal, muito mal. Enjoei disso, enjoei da falsidade, ter que aguentar gente grossa, petições que ñ são lidas, sentenças recorta e cola, enfim, um inferno. Larguei td e vivo de um aluguel. Ñ casei nem quero filhos. Vou levando enquanto der, até chegar minha hora. É o jeito, pq com com minha idade ñ arrumo mais nada.

    ResponderExcluir
  34. Frustrado(a) com a advocacia? Temos um espaço pra você... seja bem-vindo(a)! http://advfrustrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc por aqui Dr. Frustrado??

      Excluir
    2. Não sei o que aconteceu com o blog do AdvFrustrado. Era meu alento nessa burocracia insuportável...

      Excluir
  35. Olá, nesse momento acabo de levar um sermão de uma hora do meu pai por não tomar um rumo na vida
    Acontece que me formei em 2014 e ainda antes de acabar a faculdade passei na oab, porém nao tenho interesse e nem vontade de advogar. ME ASSUSTA, NAO ME AGRADA!!
    de fato desde que acabou a faculdade, nao fui atras de nenhum escritorio de advogacia, por falta de vontade mesmo.
    Digo aos outros, e tbm tento me enganar, dizendo que advogo em casa por conta prórpia, MENTIRA!
    Tenho algumas ações junto com o convencio da OAB/Defensoria, só para nao dizer que estou completamente parada.
    Não consigo me imaginando em nenhuma profissão, mas tenho crteza que não é no direito que vou me encontrar.
    Tento estudar para concurso, mas tbm nao tenho todo o foco necessario.
    Estou com 25 anos, e me sinto um peso que me acompanha durante todo o dia, do acordar ao me deitar.
    Me sinto inutil e totalmente frustada! =(((

    ResponderExcluir
  36. Acabei de saber qhe não estou sozinho nessa! Odeioooooo a minha profissão. Devia ter largado essa merda no terceiro ano para fazer veterinária. Concordo com td ja dito, lidar com gente falsa que puxa seu tapete por dinheiro, a palavra que mais define a advocacia nojo! Vontade de largar tudo e ir embora para India, andar pelado e ser feliz , sem clientes infernais no seu pé, sempre querendo tirar vantagem de td. País escroto. Profissão de merda. Pais sem noção que nos induziram a fazer o que eles queriam fazer.

    ResponderExcluir
  37. Eu to estudando direito pra concurso (nao de direito, mas preciso estudar direito constitucional e administrativo pra passar num q precisa apenas nivel superior) e ja to DETESTANDO!!! nao sei como alguem consegue ficar 5 anos estudando essa merda. Achava q o meu curso era uma merda (eng florestal, q por sinal sempre odiei tbm), mas direito consegue se superar kkkk o fato é q tbm nunca me identifiquei com nada!! já fiz diversos testes vocacionais e todos deram em simplesmente NADA. Parece q um trabalho legal e dinheiro sao duas coisas q vao em direções opostas. Quanto mais dinheiro um trabalho dá, mais insuportavel ele é.

    ResponderExcluir
  38. Pessoal, li todos os comentários, além do texto é claro! Resumindo, vcs não estão sozinhos nessa, tbm sou advogada e frustrada, me arrependo profundamente em ter formado no curso de Direito. Me formei em 2013 e no ano seguinte peguei a "tão sonhada carteira da OAB"... grandes "bostas"! Nada mudou na minha vida, pior adquiri mais dívidas com este absurdo valor que são cobrados a título de "anuidade"... (obs: não pagarei mais, sem condições!)kkkkk Como gostaria de ter me ouvido e me permitido para que verdadeiramente me encontrasse em algo! É frustrante tudo isso que estou passando, sinceramente dá vontade de sumir do mapa, esquecer que me formei em Direito! Além de ser uma merda, é uma formação que te prejudica pro resto da vida. Quantas vezes enviei inúmeros currículos para outras áreas, na intenção de participar ao menos do processo seletivo...kkkk vai vendo, nunca me chamaram. Ninguém quer alguém formado em Direito, isso é seríssimo e frustrante!
    Enfim, ainda com 28 anos, casada e sem filhos, não sei o que fazer da minha vida, tenho andado muito, mas muito pensativa em tudo, no intuito de me encontrar e sim, poder fazer algo que verdadeiramente eu ame e seja feliz! Como diz um ditado: "trabalhe com o que você ame, e não trabalharás um dia sequer" (autor esquecido por mim neste momento...rsrs) Mas é isso aí! Não tem outra saída, EU QUERO É SER FELIZ!!! Obs: não sei onde, mas eu quero!
    Obrigada Lu D. amei o seu texto, foi libertador!!! Conte-nos o que está aprontando em sua vida e se conseguiu se encontrar...

    ResponderExcluir
  39. Me chamo Daniel. E tenho uma simples pergunta: o que fazer quando você odeia advogar e não consegue passar em um concurso público decente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho essa mesma dúvida...

      Excluir
    2. Somos 3... To perdido. Não sei o que fazer.

      Excluir
  40. Lu, como vai, ainda em "frangalhos"? Essa fase passou? Espero que sim...

    ResponderExcluir
  41. Estou passando pela mesma coisa...não sei o que fazer dessa vida!!

    ResponderExcluir
  42. viver uma vida para se passar em concurso é coisa de gente fraca e medíocre, gente comum.... gastar anos para ser um reles funcionário público....isso dá asco... vão gastar 2 anos ou até mais pra ser um merdalhão, Um LINEU da GRANDE FAMÍLIA..... tomem coragem e vão produzir e se desenvolver ao invés de querer ser parasitas do Estado e se enccostar num lixo de cargo público

    ResponderExcluir
  43. Estou no quarto ano do curso. Estagiei em escritório de advocacia, no tribunal ( foi o que mais me agradou por ser mecânico ahagah), agora estou na Procuradoria do Município. Estou simplesmente odiando. Fazer uma petição e um martírio.
    Escolhi o curso pelo mesmo motivo idiota : gosto de ler. Mas eu gosto de ler coisas interessantes e não leis que são desrespeitadas o tempo todo. Na época de vestibular sempre quis fazer medicina ou engenharia(apaixonado por exatas), porém fui fazer direito. O curso da para levar, mas a prática me enoja. Tenho apenas 21 anos, porém a pressão famíliar e da namorada e grande ainda mais por cursar a melhor universidade do Rio. Penso em fazer um concurso para técnico de tribunal ou polícias (civil, federal e prf) para não jogar fora esses quatro anos da vida, ou simplesmente largar o foda se

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Eu queria mesmo era entrar em um esquema de corrupção. Meu sonho. Surrupiar esse país e esse povo de merda até dizer chega, mamar a vida inteira na teta da corrupção. Parece que é isso a única coisa que dá futuro nessa latrina.

    ResponderExcluir
  46. Galera incrível como este post de 4 anos atrás ainda gera comentários... LU vc e resonsavel por isso volte aqui e nos conte como esta sua vida!!?!!
    Tenho 32 anos, sou trabalho com direito há 13 anos, advogado há 8, sai de um jurídico de um empresa grande e montei meu próprio escritório! Graças ao meu espírito empreendedor o escritório vai bem! Consegui ganhar uma grana legal, formar um pequeno patrimônio, comprar um carro importado para passar a imagem de "tô por cima"! Mas advinhe o que me trouxe aqui? Uma despretensiosa pesquisa no Google "como largar advocacia"... Eh assim como vcs tenho as mesmas frutraçoes e frutraçoea com o ser humano, com a arrogância das autoridades, o descaso do funcionalismo, com loucura/ ansiedade dos clientes, a faltaa de caráter dos colegas ...e em ver q na verdade ninguém nesse ramos reapeita o próximo ou enxerga o ser humano por trás do processo, e lei, número, estatisca...e a porra do "caso concreto" que se foda, pq minha petição tá pronta, a defesa do colega, a sentença está pronta... Aí caímos numa monotonia eterna, e nada nos estimula a fazer melhor... DIREITO não tem nada de humano, aliás renega a individulidade de cada um, e estipula um padrão q nada tem de humanitário... O processo e número... As pessoas são partes que poucam importam aos operadores..Tô cansado desse terno e do peso de 4000 processo q carrego noa ombros! tô em busca de mudança de algo q me motive e q me de alegria em acordar cedo pra trabalhar! Oab de merda, Judiciatio de merda, sistema de merda, funcilismo mecanaico tapado, brurocracia de merda!!! Qro compartilahar com vcs a história dessa colega corajosa e decidida, com a qual me identifico e mto admiro WWW.simonesteffani.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caramba, eu vim aqui justamente pra falar da Cláudia De Marchi!!!! Sempre leio o facebook dela. Eu comente acima meses atrás sobre minha insatisfação com essa merda de profissão. Ainda tenho meus 2 clientes pagantes, e vou indo bem, mas já quase sem forças e em depressão profunda por não aguentar mais. A Cláudia pode não ser o exemplo, mas ela apertou o foda-se e conseguiu se libertar, eu a admiro por isso, queria ter um pouco dessa coragem! Quando juntar mais grana eu vou ter!

      Excluir
  47. eu quero largar o direito e virar hippie......... só me falta a terra, a grama, as árvores, os animais e a natureza...pq andar de chinelo por aí eu já estou fazendo desde que me despi da vaidade e percebi que eu o que me satisfaz é ser livre, fazer o que eu bem quero na hora que bem entender e que ninguém tenha problema com isso.... essa maldita profissão está me impedindo de ser livre...não quero ninguém mandando em mim, a necessidade do dinheiro não pode mandar em mim...........

    ResponderExcluir
  48. Nossa to curiosíssimo pra saber que rumo tomou a vida da Lu depois desses três anos, pipocaram comentários aqui, será que ela lê?

    ResponderExcluir
  49. Eu me vi em todos os comentários.
    Parece que sentimos um certo alívio ao perceber que outras pessoas sentem o mesmo que nós, não é? Não sei se isso é bom.
    Mas taí algo que faço demais:pensar, pensar, pensar.
    O pensamento, a reflexão faz parte de mim de um jeito absurdo. Não é a toa que minha primeira opção era Filosofia, depois Letras e depois Jornalismo. Mas segui o conselho de alguém que me queria muito bem (e também bem financeiramente).
    E hoje, nessa minha escolha, depois de vários anos eu não estou bem financeiramente, e muito menos feliz com a escolha que fiz.
    Acho que essas incertezas todas, e, talvez tudo o que li nos comentários, são respostas que não quero enxergar: escolhi errado.
    Também já quis aproveitar o curso. Não perder os 5 anos, não isso, não aquilo. Mas só vejo os anos passando.
    Antes de voltar ao caminho dos concursos fui assistir a algumas audiências. Sim, pensei que eu seria uma espécie de investigadora de mim mesma: onde me encaixo, eu me vejo? Como Juíza? Como Promotora? Como Defensora?
    O fato é que o tempo piora algumas coisas, ao contrário do que dizem. E, com o tempo, a gente se torna mais crítico e tem mais experiência. E perdemos ilusões...
    Não tenho mais a ilusão de "fazer justiça". Sim, com letra minúscula...infelizmente.
    Parece tudo tão teatral e ao mesmo tempo tão mecânico. Meu "laboratório" nas audiências serviriam para me dar gás... perdi outra ilusão. O concurso não vai me salvar.
    Eu somente me fugiria da meu erro, compensando com um bom salário.
    E não é por medo de não passar, ou por boicote que digo isso. Eu me acho bem capaz, principalmente quando eu quero algo. Eu já passei em concursos difíceis, chegando a outras fases. Já passei e fui empossada, e lá fiquei por quase 7 anos.
    Mas o fato é que fica cada vez mais nítido que eu não quero. Caso contrário, a vontade viria.
    Não é assim com outras coisas? Quando gostamos de alguém, quando fazemos algo que gostamos? Não tem essa de indecisão...de falta de motivação.
    Quem duvida não quer.

    Penso em voltar ao meu sonho inicial e fazer Filosofia ou Letras, ou os dois cursos (mesmo após aos 40 anos, que se danem os números). E também estudar Inglês e fazer violão. E cantar... São meus sonhos.
    Mas o que me pega ainda é a necessidade de me encaixar em algo, de não ficar com o rótulo "desistente".
    Que arrogância da minha parte! Para quem quero me mostrar perfeita?
    Enfim...
    Eu não tenho respostas. E acho interessante vocês acharem que, por terem 25...28...30...32 anos perderam muito tempo...rs
    Estou perto dos 40 anos e cheia de habilidades, principalmente artísticas. Mas ainda me pego, em meu doentio perfeccionismo, em querer acertar e fazer o certo.
    Talvez eu inconscientemente já tenha definido o que quero. E todo o restante (fracassos, incertezas, etc) é somente a resposta NAO QUERO MAIS ISSO NA MINHA VIDA.
    Chega! Vou assumir quem sou!
    Estou em terapia...rs...
    Mas a psicóloga, como todo o restante da humanidade, não me salvará. A resposta será minha. Caso contrário, estarei repetindo o que fiz quando aceitei a sugestão do meu namorado à epoca, hoje meu marido.

    Pessoal, adorei essa página. Obrigada!

    Se eu puder dar uma sugestão para aqueles que querem concurso, eu proponho o seguinte: façam um exercício mental...imaginem que a profissão x, idealizada, vai ganhar muito pouco. Ainda assim vocês prestariam esse concurso?
    Converso com muitas amigas sobre isso. Uma é promotora, a outra conhece muita gente, entre juízes e advogados. Algo é constante: a escolha motivada por grana e status.

    Beijos..Sejam felizes.
    Se alguém quiser manter contato, posso passar o meu.

    ResponderExcluir
  50. Exerço um excelente cargo na área jurídica, não posso reclamar, sempre tive facilidade em concursos, o segredo é saber como estudar.
    Mas sim, direito é chato, muito chato, 15 anos fazendo a mesma coisa e não aguento mais.
    O motivo de ter escolhido essa área? Dinheiro! Nem status, porque não há status nisso, foi o dinheiro!!!
    E eu não sou o único a sentir repulsa pelo sistema. No passado era a mesma coisa. Só pesquisar.
    Recomendo, a quem queira, o livro "Desilusão jurídica em Monteiro Lobato", editora Juruá. Explica muita coisa.
    Sorte a todos.

    ResponderExcluir
  51. Vão tomar no cu , todos vocês, fracassados. Essa profissão é um lixo, OAB do caralho, se esbaldam com o dinheiro das anuidades e não prestam nem pra fornecer 1 provedor de email decente, essa porra não presta pra nada! Vai pra merda! Boleto da anuidade sabe o que faço??? Jogo no lixo!!!!

    ResponderExcluir
  52. eu queria viver no seriado suits e ser o harvey specter.. só isso que digo... pq a realidade é uma merda mesmo.

    ResponderExcluir
  53. Eu me formei em 2009...só consegui minha carteirinha em 2013, ou seja, muitos anos após me formar....estagiei....gostava até...qdo terminei o meu curso por questões financeiras e particulares sai do escritório e mudei de emprego...porém continuiei a luta para passar na OAB ...perdi tempo e dinheiro...porque mesmo tentando já procrastinava na realização das provas ...tentava uma única vez soh no ano....o fato é já temia a ideia de exercer a advocacia...bem acabei arrumando outro emprego o qual me conduziu a outra área na qual também me graduei...q por sinal me agrada bem mais...porém as pessoas cobram pelo fato de não exercer a advocacia...mas sei lá...temo por estar muito tempo fora da área jurídica e não me agrada embarcar nisso agora

    ResponderExcluir
  54. Bom dia colegas! Em dezembro de 2016 tomei uma decisão: fechei o escritório, pensando em estudar para concursos e terminei um relacionamento doentio. Janeiro de 2017 foi um calvário. Nas primeiras semanas só levantava da cama por insistência do meu cachorro de estimação. Fazia-o pelo bichinho. Depressão. Fundo do poço. São 05 anos de advocacia. Um caos. Sobrevivo a base de antidepressivos. Ninguém sabe dos medicamentos. Quando estudava fiz estágio em um escritório de advocacia, onde fazia os serviços de recepção e limpeza. Fiquei tão devastada quando terminei de fazer o falso estágio, que deixei de passar em frente o fórum. Infelizmente, no primeiro ano da advocacia cai no escritório de uma advogada com esquizofrenia, mania de perseguição.Fiquei traumatizada até hoje. O uso regular dos antidepressivos foi depois dessa fase neste escritório. Depois, surgiu uma oportunidade. Na realidade, surgiu uma areia movediça, que estou dentro até hoje, tentando sair, mas sem perspectivas. Surgiu uma sociedade com um advogado que só me explorou. Tinha que conseguir os clientes, escrever as petições e defesas, acompanhar os processos e o que entrava, primeiro pagava todas as despesas do escritório, mandava um percentual maior para ele e ficava praticamente com nada. Totalmente cansada e esgotada em todos os sentidos, resolvi encerrar essa parceria. No entanto, continuo vinculada aos processos. Então, a situação não mudou. Continuo tendo que acompanhar os processos e se futuramente tiver algum ônus, terei que encaminhar metade para esse vampiro aproveitador. Passo o dia em casa. Acompanho os processos e prazos. Atendo na sala dos advogados no fórum, em último caso. Mas a cobrança dos clientes é tamanha! O judiciário não anda, uma morosidade.... Como sou muito ansiosa e perfeccionista, não consigo estudar! Fico pensando nas pendências, nos processos que não andam, nas cobranças e insatisfações dos clientes e rezando para não ser representada na OAB por uma injustiça! O cliente é nosso pior inimigo! Entrei no Direito por incentivo do meu ex noivo. Estudávamos juntos, mas ele me traiu com uma colega de classe. Na época, foi embora para outra cidade. Tive que terminar o curso na mesma sala. Agindo como se não soubesse de nada. Morri nessa época. Depois disso, fiquei mais de 03 anos sem dar um beijo! Após isso, sempre me aproximo da pessoa errada, sofro e após o mesmo ciclo viciante. Perdi a confiança no ser humano. Resumindo: desilusões amorosas, sócios psicopatas e sociopatas. Uma família instável, que não ajuda, mas cobra resultados! Completei 35 anos! Já desistir de encontrar alguém especial! Filhos nunca pensei! Às vezes penso em dormir e não acordar mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não está sozinha. Tenho 38 anos e passei por situação muito parecida. Em 2010 fechei meu escritório e virei um recluso. Sobrevivo de uma renda de aluguel. Também não casei e nem quero filhos. Para mim tanto faz estar vivo ou morto.

      Excluir
    2. Obrigada Colega! Um dia de cada vez!

      Excluir
    3. Me chame de Ricardo , OK ... Ninguém precisa saber quem eu sou .. mas te digo , o teu problema maior foi ter acreditado em advogados. Quando alguém fala que é advogado eu já fico com pé atrás e tu sabes o motivo disso ? Advogado vive mentindo coisas para as pessoas , muitas vezes mentem na cara dura em todas as circunstâncias possíveis e imaginárias .. Te digo tenho um amigo que pelo menos eu o considerava como "amigo" .. Ele andou fazendo uma sujeirinha comigo , não queria pagar o Uber ... enfim ..Vivia me abraçando dizendo que "gosto muito de tI" ou "tu é meu amigão" ... Eu como sou extremamente desconfiado sempre ficava com um pé atrás, no caso nunca confiei nele embora sendo meu "amigo" .. Imagina se eu compro algum terreno com esse maluco aí ? coisa que ele colocava na mesa .. Como interesse de comprar algo em conjunto comigo ? Pois é .. As pessoas em geral não confiam muito em advogados porque eles mentem para ganhar os processos ou "mudam os fatos" .. Ou fazem o diabo para conquistar as coisas ..
      Vou te dar um exemplo clássico disso .. Se for para dormir com a juíza o nobre colega vai dormir para conseguir algum benefício próprio .. Se for para dormir com a pessoa responsável para o processo sair da pilha de baixo e ir para "de cima" o camarada vai lá e faz isso ..

      Minha querida a primeira coisa que você deve se orgulhar é olhar no espelho e ver que essa profissão não é mais para ti , tu vais me dizer que existem advogados que nunca mentiram em uma audiência ??? Difícil né ? Pois é isso se torna corriqueiro .. O que dificulta o público de acreditar em tais profissionais ...

      Quando uma guria me diz que é advogada eu termino o papo se estou ficando no máximo pego o número e depois eu ligo, não tenho nenhuma curiosidade de ficar com advogada uma vez que se rolar separação ela é a primeira a analisar meus "patrimônios" me parece que advogado te vê conforme o número de posses pelo qual você tem ou de que família tu vem se é rico ou pobre .... Por ai ..

      Eu não estou dizendo que não existem advogados exemplares neste mundo .. mas tá difícil a parcela é bem pequena ..

      Se tu não deve nada para ninguém cabeça erguida o máximo que vai acontecer é você ficar solteira ... e se está passando por uma situação ruim .. favor não colocar filhos no mundo !

      Abraços ..

      Excluir
  55. Que relato! Ficaria chocado se não fosse exatamente como é minha vida. Amiga (malzaê a intimidade, só acho que somos irmãos em desgraça), só espero que um dia tudo se resolva e vc ganhe na Sena (convide-me para um cruzeiro, please). Por onde andas? Vi que não atualiza desde 2013.

    ResponderExcluir
  56. Nossa, parece mesmo que o Direito é a profissão dos infelizes e frustrados... Me identifiquei com todos os relatos, já que também sou uma advogada que odeia essa merda de profissão e está procurando um rumo na vida. Eu juro por tudo que eu mais amo que eu queria me encaixar nessa porra de área, até por que, como disse a autora do texto, eu iniciei essa bosta por que gosto de ler e escrever, e faço isso muito bem, mas PORRA, não gosto de ler leis e escrever sobre isso! Eu, sinceramente, não sei o que fazer... tentei advogar por um ano, e justamente porque meu noivo também é advogado e tem um escritório que vai muito bem, obrigado.. e é aí que mora minha frustração: ele é feliz nessa profissão! Sim, também não sei como isso é possível.. aí vc pensa "porra, garota, vc tem a faca e o queijo na mão, é só aproveitar!".. Pois é, eu juro pela minha vida que eu queria gostar disso, que eu queria, assim como ele, me encaixar e ser feliz fazendo isso, mas eu não sou assim! Eu não consigo! Eu não sei lidar com gente! Eu não tenho paciência pra puxar o saco de cliente, eu não tenho saco pra ficar de papinho com as pessoas a fim de consegui-las como clientes, eu odeio atender pessoas e ficar "dando uma olhadinha no processo", eu simplesmente não atendo meu telefone fora do horário (mas sei que deveria, afinal, posso perder meus clientes por não dar a devida atenção), eu ODEIO tudo isso! E agora eu larguei essa merda pra estudar pra concurso.. aí todo mundo fala "tu é inteligente, vai passar logo", como se fosse fácil! Pelo amor de deus! Além de eu odiar estudar Direito, eu ainda sou uma fucking preguiçosa e procrastinadora que não consegue sentar a bunda na porra da cedeira e ficar estudando, apesar de não ter mais nada pra fazer! E pra piorar, quando eu penso em tentar começar do zero - o que é difícil, pq eu, como a maioria, tbm tenho "pena" de jogar meus 5 anos de faculdade no lixo -, eu simplesmente não faço ideia do que eu quero! Eu acho que preciso de algo mais dinâmico, palpável, criativo.. algo na área de artes, quem sabe.. ou estética.. Não sei.. Como alguém acima falou, eu não me importaria em ser uma "dona de casa diplomada" ou qualquer outra coisa que me fizesse feliz, mas acho que seria assinar meu fracasso perante a merda de sociedade que espera que eu seja uma "advogada/juíza/promotora fodona". Que inferno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, me senti aliviada por ler isso. Tirou as palavras da minha boca!!!
      MAS E AGORA, O QUE FAZER DA VIDA?

      Excluir
    2. Bem, eu mandei a advocacia se foder em 2011 e montei um boteco. Estou indo bem, obrigado. Empreenda, abra um pequeno negócio como MEI e seja feliz.

      Excluir
    3. Você simplesmente tirou as palavras da minha boca! E na parte que falou que não sabe lidar com gente, então? Me identifiquei muito. Acabei de cair fora de um escritório onde a relação entre os sócios chegava a beirar o abusivo. Enrolei, enrolei, mas tomei coragem e saí. Agora não tenho ideia de como ganhar dinheiro. Se o problema fosse só a advocacia. Acho que não me encaixo no direito de maneira geral. Não sei o que fazer. Não tenho nem forças pra me aprofundar mais no conteúdo e estudar pra um concurso, coisa que eu nem sei se quero mesmo. Admito que sou movido só pela questão financeira, porque acho tudo uma grande bosta.

      Excluir
  57. Parece que eu que escrevi esse texto hahaha... Hoje trabalho como advogada penalista e só sobrevivo, mas sei que não é isso... E tb escolhi Direito por gostar de ler e escrever e por achar que faria alguma diferença no mundo... Enfim, o que vc está fazendo hoje em dia? Nunca mudei de profissão exatamente por não ter ideia do que quero!

    ResponderExcluir
  58. Pois é ... E vocês não sabem porque o público em geral não gosta de advogados ? Vamos aos fatos então...
    Trabalho com uma profissão ligada a área da saúde .. (Farmácia)
    Em primeiro lugar quero dizer que é uma opinião minha .. e não posso ser processado por uma simples ideia neh ??
    Vamos aos fatos .. Toda pessoa mente ou já mentiu na vida , ok ? isso todo mundo compreende que é natural uma pessoa não falar tudo o que pensa para outra .. O problema é que advogados em determinadas situações "mudam os fatos do processo para ganhar em favor próprio" , muitas vezes chamam testemunhas compradas para dizerem o que bem entendem , outros dormem com alguém ligado ao fórum para dar uma forcinha no processo .. Aquele que está emperrado lá em baixo .. E com um passe de mágica ele vira o primeiro e é julgado ! Quantas bizarrices eu posso aqui dizer.. O fato é que advogado mente muito mais que qualquer pessoa comum ! E isso se torna também um vício , muitas vezes não possuem todo esse dinheiro que aparentam ter .. mas vivem comentando "tenho um terreno assim .. lá no bairro tal " Tenho um terreno lá não sei aonde ... Daqui a pouco ele comprou com a força de várias pessoas juntas .. O problema é que muitos assumem uma dívida para viver uma realidade no qual não existe!
    Se existe advogado bem sucedido ? Com plena absoluta certeza em qualquer área existe.. mas normalmente já tem alguma idade avançada ..
    Para complementar toda a situação se uma guria que fiquei em alguma badala .. diz para mim que é advogada o alerta fica no vermelho pode até ser um preconceito meu... mas eu e muitos familiares , amigos e conhecidos tem a mesma opinião a respeito de advogados .. Consideramos a grande maioria falsos e as amizades que vem de tal relação por um acaso também é ! Ou seja .. Sempre escuto falar de um certo camarada "Nunca confie cegamente em advogados e banqueiros " eles tanto estão do teu lado como estão contra ti " !

    Se você tivesse um grande amigo , ok ? O processo vale uns 100 mil reais no bolso é contra o teu "amigo" .. Instantaneamente o advogado vai ligar para ti e dizer ... Beltrano tu sabe que eu sou um grande amigo .. porém não posso misturar amizade com o trabalho" ....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Grande abraço
























    ResponderExcluir
  59. Esse texto me descreve.
    Estou com 28 anos, desempregada e sem saber o que fazer da vida.
    Detesto a advocacia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me sinto da mesma forma... Tenho 19 anos, e me sinto mais perdido do que cego em tiroteio...
      Faço o curso de Medicina em uma Federal, e sinto que não nasci para isso, sério mesmo. Não sei mais o que fazer da vida, só sei que não aguento mais ir para aquela Faculdade.

      Excluir
    2. Que doido esse blog! Só de advogados desiludidos... Kkkkkkk Calma! Eu tbm sou um de vocês!
      Meu Deus... Que profissão merda. Tipo... É corrupção de todos os lados... Gente querendo levar vantagem... E fora a própria profissão que está desvalorizada. Acho que poderíamos criar um fórum só nosso. Sei lá, compartilhar nossa "dor" e nos ajudarmos a criar rotas de fuga. Nos motivar mutuamente, aplaudir quem consegue sair dessa zona e ajudar os que mais tem dificuldade. Sei lá... Estou com todos vcs. 28 anos e perdido...

      Excluir
    3. Super apoio sua ideia. Enquanto lia os relatos muito parecidos com minha realidade, pensei que poderíamos formar um fórum para ajudar quem também tem o mesmo sentimento.

      Excluir
  60. Sou formada em Farmácia a quase 3 anos e vendo este texto, me identifiquei muito. São 3 anos de completa frustração. Estudei tanto pra ser uma "balconista de luxo". Ninguém tem respeito por nós: clientes nos xingam por qualquer coisa, chefes só querem saber de dinheiro e mesmo tu estando certo, muitas vezes tem que fazer o errado... e o pior é saber que sou capaz de fazer algo muito melhor, mas ninguém me da uma oportunidade pra isso, mesmo tendo uma pós-graduação. To cansada de chegar em diversas entrevistas dd emprego e ter 10 pra competir por uma minima vaga em um hospital. Parece que meu destino é realmente passar a vida toda em um balcao de Farmácia tomando no cu. Esse curso é um Cu enorme gente. Um conselho pra quem quer fazer farmácia: É UMA CILADA BINO!

    ResponderExcluir
  61. Obrigada era o que eu procurava, preciso muito de um advogado penal

    ResponderExcluir
  62. Incrível, entra ano, sai ano e parece que a depressão por ter feito Direito continua a nos consumir. No meu caso fiz inspirada numa juíza foda que chegou na minha cidade. Moro no interior onde tem uma faculdade onde o curso reinou como o mais importante, até chegar a faculdade de medicina. Eu via aquela juíza bonita, que logo se casou cm um dos caras mais cobiçados do pedaço, rico que a exibia como um troféu e eu também queria viver aquilo. Enquanto eu fazia a faculdade, ela tinha filhos, saia de licença e voltava cada dia mais feliz, era promovida, tinha família de comercial de margarina e toda minha família sacrificando para pagar meu curso, achando que um dia eu seria como ela. Formei e começou a pedreira, passar no exame de ordem, 1,2, 6 tentativas. Duvidei de minha capacidade, soube que minha vida era uma fraude, pois ao invés de consultar meu coração, fui atrás de um espelho irreal. Desisti da carreira, não tinha mais condições de pagar cursinho ou ter tempo para estudar, pois ainda tenho dívidas com o crédito educativo para pagar e o "paitrocínio" acabou. Trabalho hoje numa função que me dá vergonha, escondo que sou bacharel, pois não suportaria julgamentos cruéis, além dos meus. Já vejo os 33 anos apontando no horizonte e não tenho mais sonhos. Por que será que a vida para uns mais parece um campo de provas e para outros um céu de brigadeiro? Acho este país por demais injusto.

    ResponderExcluir
  63. Bem vindos ao meu desespero sou advogada a mais ou menos um ano, tenho 37 anos sim 37 anos, ou seja não tenho mais tempo pra errar e pra ser bem sincera até hoje acreditava que tinha nascido pro direito até fazer uma merdaaaaa muito grande. Perdi um prazo e além de ser humilhada pela juiza ainda tomei uma multa no valor de dez salários mínimos e de quebra ela oficiou o conselho de etica da OAB afim de gerar um processo administrativo, ah e não posso esquecer que ela me tirou do caso e mandou uma cartinha kkkk pra minha cliente informando da mimha negligência, ufaaa acho q é"só isso" ou seja "tudo isso" e pra ser bem sincera minha vontade é de abandonar meus outros casos e desistir de vez desse negocio,não foi só um erro mas sim o erro da minha vida. Já estava passando por um processo difícil na vida mas parece que isso veio pra me mostrar que a vida sempre tem um jeito de elevar o nível humilhação,afinal pra que ser humilhada entre os pequenos se podemos ser etre juizes e advogados kkkk, to rindo mas é de desespero e por não saber o que fazer me encontro aqui contanto minha triste história pra vcs na esperança de ajudar vcs a perceberem que sempre tem alguem em uma cagada pior que a sua ... Depressão define,sou uma fraude e uma merda de profissonal,vontade de sumir...morrer sei la só de não mais existir 💔

    ResponderExcluir
  64. Não sei como cheguei aqui hahhahahahahaha,mas preciso desabafar....Direito é uma merda, 5 anos de estudo, muito estudo. Depois disso, OAB estudar madrugadas e madrugadas e abastecer o mercado dos cursinhos. Tenho 23 anos e já me arrependo hahhahhahaha falo pra todo mundo "tiro no pé" acho que não nasci pra isso, sempre amei o mundo da licenciatura e hoje me vejo presa em um cartório de notas ganhando 1.180.00...Resumindo NÃO FAÇAM DIREITO, quando me falavam isso eu dizia "É inveja" "olho gordo" kkkkkkkkkkkkk ..Ainda fico me imaginando trabalhando na área do ensino, talvez algum dia...
    E não digam "tenta um mestrado, já viu o preço?"

    ResponderExcluir
  65. Eu tenho que desabafar. Essa é a quarta vez que leio este texto, e ainda sinto como se ele tivesse sido escrito por mim. Não sei se é um lance de ego, vaidade ou autossabotagem, mas por que não consigo abandonar o Direito de vez? É como se eu não fosse me sentir respeitada sendo outra coisa, se não advogada, promotora, defensora, juíza...Raios!! Como o meu cérebro faz isso comigo? Por que não consigo encontrar outra coisa apaixonante e respeitável? Que limitação! Odeio rotina, burocracia, gente chata, prazos,roupa quente e empolada...o que eu escolhi? Advogar. Fora que a profissão é complexa para caramba, e ainda tem gente que quer tirar onda com a nossa cara. E quando eu vejo aqueles marginais do STF repetindo aqueles termos técnicos com toda pompa, mas agindo com interesse espúrio, dá vontade de quebrar a TV. Que ambiente artificial!!! O cotidiano forense é uma bosta!!! E que tanto a gente tem que escrever chatice o dia inteiro. Trabalho é que não falta. Nem no Google a gente consegue tirar dúvidas, às vezes. Bizarro! Mais de 30 anos, e não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  66. O que fazer da vida? Como superar a sensação de fracasso por jogar 5 anos de formação fora e mais outros tantos no ralo? Como ignorar o rótulo de "desistente", e sair sem rumo por aí, sem se sentir uma completa fracassada? Às vezes fico pensando: como esses engravatados(juízes, advogados e promotores) podem gostar dessa bosta? Eu odeio, mas não queria odiar
    Eu admiro, mas não consigo me encaixar. E os arrogantes? Dá vontade de meter um murro na cara.

    ResponderExcluir
  67. Pqp... Vez por outra leio esse texto e ainda me parece atual... Agora inventei de estudar pra concurso (pq realmente desisti da advocacia) e passo dias/meses vendo vídeo aulas e lendo pdfs. A sensação é que estou perdendo tempo. E da mesma forma que a autora, tbm tenho um irmão bem sucedido... E o que me mata é que sempre tive a fama de "inteligente"... E não consigo usar essa tal inteligencia pra porra nenhuma. Só me sinto perdendo tempo. Tem horas que estou tão longe que nem escuto o professor do vídeo falar... To fudido mesmo...

    ResponderExcluir
  68. Mais uma advogada frustrada, que está em uma momento decisivo, jogo tudo para o alto? Tento algo novo? Mas eu não sei o que eu quero... Não sei por onde começar. Sempre senti que estava brincando de ser advogada, fazendo os outros acreditarem nisso, e desde que eu entrei no curso sempre houveram momentos em que eu vi que não queria aquela vida. Mas estou pensando em desistir e me sinto uma fracassada.
    Só um desabafo, me relacionei muito com o que vcs disseram aqui e apesar de ter trazido algumas lágrimas, foi bom ver que eu não sou a única que passo por isso e me sinto assim... Espero que cada um de vocês se encontrem... E eu também! E sim, também escolhi direito porque eu gostava de ler,que raciocínio idiota.
    Boa sorte companheiros frustrados. Espero que estejam melhor que em 2017, 2018 e 2019.
    Sexta feira talvez eu fuja desse inferno, só não sei se isso me tornará corajosa ou covarde.

    ResponderExcluir
  69. Mais uma aqui. 40 anos, sem ter a independência financeira que muitos têm. Não sei o que fazer da vida. Não tenho ânimo e nem tempo. Preciso tirar forças de algum lugar porque tenho contas para pagar e não tenho quem me ajude.
    Eu gostaria de passar em um concurso, mas não posso deixar tudo de lado...

    ResponderExcluir
  70. E chegou 2021. Ao ler os comentários, eu penso: "Não estou sozinha", mas continuo sem saber o que fazer da vida, com 34 anos, vários escritórios que trabalhei por no máximo 1 ano, uma pós em tributário, e cheia de arrependimentos. O pior de tudo é não saber o que fazer da vida, mesmo tendo feito milhares de testes vocacionais. Não tenho problemas em recomeçar, mas recomeçar por onde? Já tive fases de querer me encaixar em moldes da sociedade, e felizmente hoje estou CAGANDO se vou começar uma carreira nova, já velha, se eu nao tenho carro e nem casa própria. A vida é essa merda mesmo, se nao for no profissional, é em outro setor. Eu só queria me sentir feliz sendo útil em alguma coisa.

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Nossa o post foi feito há anos, nem sei se ainda lê os comentários (provavelmente não).. enfim. Vim parar aqui por acaso, procurando no google alguma resposta para as minhas dúvidas. Eu estou exatamente como você estava quando escreveu esse post, as únicas diferenças é que hj tenho 28 anos, e uma filha p cuidar, oq dificulta as coisas.

    ResponderExcluir
  73. Post de anos atrás, e eu aqui em pleno 2021 me sentindo igual sem nem ter formado ainda!!!

    Tenho 22 anos, me formo em Direito ano que vem, na federal (pra qual eu me matei pra passar no ensino médio e tenho crises de ansiedade e pânico até hoje, advindas de rotinas de 18 horas de estudo... rs. Mas passei, né? "É isso que importa.", eles dizem...).

    Como todo mundo disse aí, eu queria Direito desde uns 16 anos de idade. Achava legal. Era boa em português, história, só notão nas redações. No ENEM mesmo, fiz 960.

    Me tornei fluente em inglês aos 14 anos, e aos 18 já falava mais 2 línguas. Sou ilustradora freelancer hoje e vendo arte pra pessoas do mundo todo, e até ganho um dinheirinho legal (não é fixo, mas ajuda!). Tudo isso de forma autodidata, tanto a arte quanto linguagens.

    Mas voltando ao assunto, a formatura tá batendo na porta. OAB também. TCC, em breve.

    E ainda assim, sei que a rotina de advogada que me aguarda lá na frente é uma droga... O dia-a-dia-, as burocracias, todas essas questões... e eu ainda nem comentei o fato de que eu ODEIO PROCESSO CIVIL!!!

    Já perguntei várias pessoas da minha sala de 70 alunos se mais alguém também odiava, que era normal né? Não. Todo mundo disse que ama, ou ao menos gosta. Oi?
    Primeiro sinal de que algo estava errado, no 4º período.
    Agora, no 8º, já tive vários outros sinais de que advogar não é pra mim.

    Atualmente, faço estágio há 7 meses. Gosto de exercer as funções laterais, escrever peças, organizar pastas, post-its... Sério, acho massa! Mas confesso que sento na cadeirinha vendo o advogado que é meu ''mentor'' trabalhando e penso... ''Puts! Ainda bem que não sou eu. Não, pera..... Daqui a 1 ano serei!!! E agora??''


    Desespero, rs.

    Aí penso em fazer concurso, em começar a estudar de uma vez... Bate um desânimo. Às vezes penso em formar e engatar um curso de Artes Visuais mesmo. Ir trabalhar com o meu ''talento''. Ganhar um salário mínimo. (afinal, na advocacia, como dizem, não está muito diferente disso rs).

    Mas como vou constituir família? Queria casar com meu namorado, ter 3 filhos, cachorro, casa bonita, essas coisas.

    Tanto tormento na minha cabeça, gente. E ainda tem a depressão pra lidar.

    De que me serviu me matar na faculdade pra manter média alta de notas pro maldito Coeficiente de Rendimento? De que me serviu todas as noites mal dormidas, todas as vezes que eu disse não pras festinhas da faculdade, todo o stress pra passar nesse curso, lá atrás? De nada? Antes eu pensava que se estudasse e desse meu máximo, aí quem sabe teria chance na advocacia... Lêdo engano.


    Ou seja, não sem saída, gente. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


    Tô rindo de triste...

    ResponderExcluir
  74. Okay, vamos lá. Também sou advogado, também estou frustrado. Eu realmente vai no direito pq não sabia o que fazer. Mas o direito é triste, principalmente para mim que me autosaboto o tempo todo, que não sei aceitar a derrota, que fico extremamente mal com perder. Todo mundo fora da minha sala é meu inimigo, juiz não tá ali para te ajudar, seus parceiros advogados estão se lixando para vc, exceto se vc cometer um erro. E eu sou pessimo, péssimo em tudo o que eu faço, péssimo em tomar decisões pois todas as minhas decisões são sempre a pior. Eu estou muito triste, eu choro todo dia, eu não tenho forças nem pra olhar os processos as vezes. Não tenho coragem de ver lá um erro. Eu não sei o que fazer. Devo ainda 50 mil pra faculdade. Não tenho nada, com 28 anos. O que eu fiz da minha vida? Pq eu sou tão imprestável? Pq eu não nasci com um cérebro mais aguçado, com mais sagacidade, com melhor tato para lidar com os problemas? Pq eu sou essa droga que não consegue fazer nada direito? Nada... Meu Deus... Meus sonhos ... Eu sempre quis ser desenhista, mas meus desenhos eram terríveis, queria ser escritor, mas sou pessimo escrevendo. A vida é injusta. Ou, se não for injusta, pelo menos eu não nasci com dons suficientes. E que Deus me perdoe se eu estiver blasfemando, pois sendo bem franco tive muita sorte em várias situações na minha vida. mas, tomando decisões por mim próprio, eu me condeno ao fracasso. Acho que não sei o que mais esperar, mas vou tentar continuar lutando, persistir ou algo assim. Talvez dê certo. Mas, resumindo, o direito é injusto, está saturado, e todo advogado que eu conheço está doido para sair dessa área. Bem, é isso, e se não me verem mais, bom dia, boa tarde, boa noite.

    ResponderExcluir
  75. Acho que o mais importante é não abrir mão do direito sagrado de mudar de ideia e se renovar.
    O modelo de ensino e a tradição familiar sempre foram indiferentes a nossa individualidade, bem estar e liberdade de escolha e nos reduzindo a manequins, cães adestrados, cavalos de aposta de convenções e padrões.
    E falando mais diretamente a profissão de advogado e ao meio em geral, somos ensinados e iludidos a acreditar que legalidade e justiça real são sinônimos, depois vemos um mar de legalismos, burocracia ou mesmo. de sujeira e é normal tomarmos nojo disso.

    ResponderExcluir
  76. Sou advogada desde 2016, no começo estava super empolgada peguei alguns processos e comecei, aluguei uma sala com alguns colegas e meti as caras, eis que as contas começaram a chegar, não tive como pagar e voltei a trabalhar no comércio. Vi meus colegas de escritório progredindo e no começo achava que era sorte deles, depôs vi que fui desorganizada, irresponsável até, protelei o máximo que pude para entrar com um processo e quando dei por conta estava prescrito, me sinto um lixo, nunca quis prejudicar ninguém e gostaria de pagar o prejuízo que causei, mas não tenho um real na conta. Tive uma série de problemas pessoais e quando me vi estava com ansiedade e depressão, fazendo acompanhamento psicológico e psiquiátrico, e me sentindo no fundo do poço. Advogar não é pra mim, tenho vergonha das pessoas acharem que sou uma ótima advogada e uma ótima pessoa, mas não sabem que prejudiquei alguém, não sei mais o que fazer. Só quero desistir de tudo. Sempre fui destemida e articulada e hoje me vejo uma pessoa medrosa e engessada, o que aconteceu comigo?

    ResponderExcluir