terça-feira, 5 de março de 2013

Arrependimento

Eu vivo me arrependendo de tudo que faço. 

Me arrependo de ter namorado, me arrependo do curso que escolhi, me arrependo de coisas que falei ontem, hoje, e provavelmente de coisas que direi amanhã.

Não aguento estas frases clichês do tipo: "Mimimi- me arrependo só do que não fiz."
E quando eu falo que me arrependi disso e daquilo, alguém vem me falar que estou sendo ingrata. Ingrata pelo q, caralho???
Tô sendo ingrata porra nenhuma, to sendo realista.
Eu sei bem onde errei, embora às vezes eu tente esconder isso de mim mesma.
Covardia é meu nome.
Estou vendo o navio afundar e continuo nele, esperando alguém me jogar num bote salva vidas.

Vejo pessoas felizes e sinto uma tristeza profunda. Pq não consigo ser como elas?
Felicidade é um estado de espírito, no qual vc se aceita e se ama. Pessoas mal humoradas e reclamonas são assim pq não aguentam a própria presença.
Queria ter a leveza que eu tive um dia. Queria olhar as pessoas de um modo mais ameno, sem tantas desconfianças, tanta mágoa no coração.
Queria me olhar no espelho e me aceitar como sou.
Queria.
A conjugação do verbo já fala por mim.


44 comentários:

  1. Lu, há muito tempo que não te lia. Acho que não estava recebendo as suas atualizações.

    Minha querida, alguma vez vivi isso, essa sensação de que nada agrada, de infelicidade permanente. Tinha um namorado que não me deixava feliz, um trabalho que me matava por dentro... pouco a pouco fui me livrando porque eu quis.
    Hoje, essa sensaçao ruim tá voltando e nao tenho forças para lutar contra. Tô tentando munir-me de paciência e amor no coraçao para enfrentar o que está por vir.

    Te desejo dias felizes, sem tanta sensaçao ruim. Espero que algum dia vocè encontre a luz e que possa voltar a sorrir um pouco.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, primeira vez que visito o seu blog... e li a primeira página inteirinha... ri bastante com aquele post do natal, pq é bem assim mesmo!

    Quanto a este ultimo post, se serve de consolo, você não é a única.
    A sua amiga aí de cima já passou por algo parecido, eu tbém, e acredito que o mundo inteiro passa ou passou.
    Só que é muito fácil apelar para os clichês, né. e desta forma, todo mundo se preserva.

    A faculdade que eu fiz foi um desperdício total de tempo (nunca trabalhei na área) e de dinheiro. Não dá nem pra contar como experiência. Nem sei se valeu a pena eu ter me formado (pode ser que um dia me surpreenda, o mundo dá voltas, mas hoje o arrependimento é 100%).
    Já entrei em crise por conta disto, mas hoje eu simplesmente aceito o fato.
    Vai adiantar eu me culpar, chorar, me amargurar?

    Espero que de tudo certo! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. A Lari, daí de cima, tbm fez Direito.

    Já reparou que 99% das pessoas que dizem ''me arrependo do curso que fiz'' cursaram Direito? O q prova q o problema não somos nós. hahaha

    Cara, eu super concordo com isso que vc disse de odiiiiiiiiar quem diz ''só me arrependo do q nao fiz'' e blablabla.

    Arrependimento e culpa são dois sentimentos constantes na minha vida.

    O q fazer? Se vc descobrir, me conta, pq tbm to precisando!

    E.. o último parágrafo.. parece que fui eu quem escrevi =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "já reparou que 99% das pessoas que dizem ''me arrependo do curso que fiz'' cursaram Direito? O q prova q o problema não somos nós. hahaha"
      to nessa estatistica ai tbm. e ainda meio perdido na vida, quero ter forças pra fazer o que amo, mas a alta sociedade e o status não deixam. o sistema complica tudo.

      Excluir
    2. Também estou cursando Direito e com um pesar enorme de não estar fazendo aquilo que realmente queria.

      Mas vou continuar, pra manter a estatística. rsrsr

      Excluir
    3. Também estou cursando Direito e meu Deus o que acontece nesse mundo tão cinza? tenho relacionamentos por obrigação, assim como curso por conta de já ter investido uma grande quantidade de dinheiro que nem ao menos era meu, agora vivo infeliz, tentando achar um meio de não trazer novos gastos e pagar o próprio curso ate poder trancar ou finalizar... Não sei muito bem o que fazer, porém nessa área não vejo muito felicidade,tenho sonhos e vontades de mudar o mundo... Acho que é a única coisa que me faz pensar em continuar...Pq estamos sempre querendo mudanças e precisando, porém isso parte nós. Mesmo assim não quero que isso seja uma desculpa para eu ser infeliz, acho que aqueles que estão infelizes com coisas atuais e não estão vivendo da forma que gostariam - precisam sacudirem a si mesmos e buscarem o que lhe traz felicidade, pois não é quantas vezes você errou, não é quanto perdeu e sim o que ainda tem, presente e futuro ainda podem ser mudados!
      Acreditem em vocês e na mais pura felicidade, não precisamos ser mais números infelizes e sim pessoas que realmente estão vivendo e não só existindo, vivendo escolhas, encontrando o que melhor lhes servem!

      Excluir
  4. tem uma frase cliche que gosto mto de falar para mim e para os outros... "nao posso mudar o comeco mas posso mudar o final"
    Espero que fique em paz.

    ResponderExcluir
  5. "Já reparou que 99% das pessoas que dizem ''me arrependo do curso que fiz'' cursaram Direito? O q prova q o problema não somos nós."

    Olha, Natália não poderia ter escrito melhor. Até, inclusive, me arrisco a dizer que a gente SÓ passa por essas fases assim, vazias de tudo, por causa dessa maldita faculdade. Se arrependimento matasse, eu estaria mortíssima há anos, e por causa do Direito.
    Mas eu ainda fico esperando que um dia as coisas vão mudar, vão melhorar e a gente não vai mais se sentir assim, tão sem chão.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, eu tbm me arrependo muito d eter feito esse curso chato chamado direito. putz, ainda to muito mal, meio que perdido sabe. é um saco isso, mas nao estamos sos.

      Excluir
    2. Acredito eu que não seja só pelo direito. Mas fazer faculdade é um instituição falida. Eu faço direito, mas conheço gente de outras áreas sem sucesso. Agora repara quem não fez faculdade e faz curso. Quer ver a área da estética que é só sucesso. Me arrependo de ter pego o caminho mais difícil e que não gera retorno e nem respeito. Quero entrar na policia mas tenho muito medo de não ser capaz. Porém pra entrar na policia basta ter superior em qualquer área não precisava ser em direito. Falta um ano pra me forma e estou no meu limite. Tinha que estar estudando para a Oab agora por exemplo. Mas só de pensar me dá nojo. Não por estudar, mas acho maior perda de tempo ficar decorando regrinhas pra passar nessa merda de oab e depois em menos de um ano esquecer tudo, que nem acontece com todos. É uma área ingrata! Meu pai me dizia pra eu abrir um salão de beleza e dizia que não queria que eu fosse advogada. Apesar que ele me apoiou MT quando decidi fazer esse curso. Me arrependo de não ter ouvido ele!

      Excluir
  6. é engraçado como vc é parecida comigo, leio e fico espantado com tanta semelhança ate no curso que fizemos. fiquei feliz por saber que existem pessoas tão parecidas comigo... mas é fodo viver assim sabe.. o pior e entender que ninguém consegui te intender... so julgam, julgam, julgam... ai ficamos perdidos.

    abrçs

    ResponderExcluir
  7. Oi! Cheguei nesse post pq estava procurando algumas palavras que não me fizessem tão triste em meio a tristeza que tenho sentido. A verdade é que tive vontade de chorar enquanto lia seu post e enquanto lia os comentários, pq é exatamente isso que sinto! Estou formada, sem emprego, fazendo uma pós que passei a odiar muito e a área é... Direito. Me arrependo muito de ter feito essa faculdade que não me trouxe felicidade. Tenho qse 24 e não tenho nada ainda!! Às vezes a vida parece não ter jeito. Fico feliz por ter saúde, mas quanto à minha vida acho que não acertei em nada até agora e às vzs não vejo luz no fim do túnel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu Deus, eu to na mesma msituação, em uma pos que nao dara em nada, super arrependido do direito e pior pois tenho 10 a mais que tu, 34. oh Pai! é dificil.

      Excluir
    2. E a minha situação: com 37 anos, desempregada, morando de favor, tbm fiz faculdade que não me deu nenhum retorno. Vivo procurando por algo, as vezes sem foco, procuro emprego desde os meus 14 anos, mas nunca obtive sucesso, e olha que eu não sou de escolher o trabalho.
      Sem emprego, sem casa própria, às vezes, a maioria das vezes, não sei o que fazer.

      Excluir
  8. Tem me arrependo de tanta coisa... Muito bom saBer q não estou sozinha

    ResponderExcluir
  9. Não achem que só o direito faz pessoas infelizes. Fiz enfermagem, estou formada há 6 anos e não tenho coragem de trabalhar. Na verdade sinto uma infelicidade profunda em me imaginar trabalhando na área e me arrependo profundamente da minha escolha. Também me arrependo dos meus namoros falidos e assim como vc, não confio em ninguém e não sei como as pessoas são tão felizes. Acho tudo mentira.

    ResponderExcluir
  10. Olá: Estou no terceiro ano do meu curso de Direito e logo no inicio do curso procurei fazer estagio para ver se iria me identificar com o trabalho. Abandonei meu emprego na área de logística e fui a luta por uma bolsa auxilio menos da metade do eu ganhava. Porque teoria é uma coisa e pratica é outra. O único arrependimento que tenho é de não ter começado antes o curso, afinal sempre tive certeza do que eu queria. Só tenho algo a dizer, para escolher a profissão é preciso se identificar com o profissional e com a área, depois é fácil fazer a escolha e não errar. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  11. Ainda um garoto perdido sem saber o que fazer, escolhi estudar Direito (com subsídio de um antigo serviço), me formei em 2010, porém me fodi com essa escolha, difícil conseguir emprego, e qd se consegue um, pagam muito mal, principalmente sem a droga do exame OAB, que é hiper-difícil. Enfim, hj pela ajuda do governo Federal, estou fazendo curso técnico em Segurança do Trabalho, e ñ sou mais um garoto, porém tenho fé que apesar de td, vou conseguir um serviço. OBS: não acredito em intervenção divina, pois não creio mais em algum Deus. Creio em mim.

    ResponderExcluir
  12. Fiz direito e me formei em 2012. Desde então tenho acesso a excelentes cursos de especialização mas isso não foi o suficiente p conseguir um bom trabalho que me traga perspectiva de crescimento. O mercado está assustadoramente saturado e vc ter OAB, especialização etc., não significa nada.
    Tenho amigas recém formadas engenheiras, médicas que estão super bem no mercado de trabalho e eu que sempre sonhei com minha independência financeira tenho que me contentar com cursinhos p concurso, é deprimente.

    ResponderExcluir
  13. Acho que o direito é mesmo um dos piores cursos para se fazer mesmo atualmente, o que só causa frustração. Para os advogados, mesmo possuindo OAB, o mercado de trabalho está infinitamente saturado; o concurso, para onde correm todos os que estão frustrados com a advocacia, dentre outros motivos, só é a salvação de poucos que conseguem ser aprovados nas carreiras que pagam bem e dão prestigio como o MP ou Magistratura. A verdade é que só os donos de cursinho ou os autores de livros faturam com essa ilusão chamada concurso, pois faturam muito alto. Quanto a terceira opção para onde correm muitos dos desiludidos acima, ou seja, o magistério, também é pura desilução, pois além de pagar pouco, os concursos para lecionar em universidades públicas que são as que pagam melhor, são verdadeiros jogos de cartas marcadas.

    Para quem ainda não cursou uma faculdade e está indeciso no que fazer, fica a dica: NÃO FAÇA DIREITO, É PURA ILUSÃO ! FAÇA MEDICINA OU ENGENHARIA, COMO BEM DISSE A COLEGA DE CIMA, POIS O MERCADO NECESSITA DE MAIS ENGENHEIROS E MÉDICOS.

    ResponderExcluir
  14. O mercado de Direito está saturado? Sim está.
    Mas o arrependimento é um sentimento completamente linkado com o fato de que: Quanto mais estudamos mais nos damos conta de que o Brasil não é um país sério.
    Só somando + uma pessoa mega arrependida !
    Tenho salário ótimo mas vejo as injustiças da OAB, de advs com OAB enganando pessoas, dos Juízes do Governo da ausência técnica do Estado Democrático de Direito etc... Me arrependo amargamente nossa democracia é ilusória... Muito triste pessoal!

    ResponderExcluir
  15. Eu penso como o anônimo. Eu fiz Direito por vocação, desde pequena amava a profissão e queria melhorar o mundo. Pensava que meu trabalho faria a diferença para a sociedade. Sempre tive facilidade na área de humanas e cursar Direito foi fácil para mim. Passei no concurso do MP e não gostei de trabalhar lá. Depois pedi exoneração e fiz o exame da oab, passei e fui advogar. Como os escritórios pagam muito mal, após um período de experiência advogando e juntando dinheiro abri meu próprio escritório, que deu certo. Estou ganhando bem, mas me sinto frustrada. Estou em depressão por ver que o Brasil é um país injusto, ver todos os dias juízes ganhando verdadeiras fábulas de remuneração sendo arrogantes, injustos. Ver que o Poder Judiciário é tão corrupto quanto os demais e perder a esperança de que as coisas podem melhorar. Ver os funcionários públicos ganhando bem e trabalhando muito pouco, nos maltratando em balcões de fórum. Juizes aviltando os honorários advocatícios por puro recalque, ou pura maldade, sei lá. Enfim, estar com a razão e ver que o juiz, muitas vezes por questões políticas nega o direito do meu cliente injustamente (trabalho na área previdenciária). Isso tudo me fez perder esse encanto que eu tinha com a profissão, mas agora é tarde. Estou completamente arrependida. Preferia me manter na ignorância e jamais saber o que sei. Choro todos os dias por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou servidora do MP, mega frustrada com a realidade da "justiça". Só não saio porque paga muito bem, mas vou começar outra faculdade que me faça sentir mais útil.

      Excluir
  16. Sei bem o que é isso - também cursei Direito e não estou trabalhando na área. Queria poder aconselhar, pessoas que querem começar no curso, pelo menos avisar, já temos muitos advogados no mercado, advogados bons inclusive, e afirmo com certeza, o mercado não tem oportunidade para todos.
    Dentre os que se formaram na minha antiga turma de faculdade, apenas uns 20% exercem a profissão, o restante está trabalhando em outras áreas. Gente, isso é muito triste, e as faculdades não falam sobre isso no inicio do curso.
    Muitos são julgados de burros, de não gostarem de estudar, mas afirmo com certeza com experiencia no que vi, não existem oportunidades para todos os bons, os mais inteligentes e estudiosos também estão ficando de lado. Mercado está saturado, NÃO FAÇAM DIREITO. O Brasil precisa de médicos, trabalhadores da área da saúde num geral, construção civil etc. Não arrisquem o futuro de vocês. Hoje em dia me arrependo muito, queria muito poder fazer outra faculdade, mas talvez eu não tenha de novo essa oportunidade...

    ResponderExcluir
  17. Nossa, foi um verdadeiro alívio ler esse post e os comentários, achei que eu fosse a unica e também fiz direito, eu devia ter lido isso antes de ter entrado na faculdade, sempre estudei muito buscando minha independência profissional, hoje vejo que joguei cinco anos da minha vida fora, não me arrependo de nada tanto quanto eu me arrependo de ter feito direito, me sinto sozinha, sem emprego, sem profissão e sem perspectiva. O pior é a pressão que as pessoas fazem, como se você não conseguisse passar em um concurso com 120 mil concorrentes porque você não quer e acho um absurdo estudar cinco e ser obrigada a fazer uma prova ridícula, só direito tem isso

    ResponderExcluir
  18. Estou indo na contra mão pelo comentário de vocês,cursei Administração me arrependi e meu sonho é cursar Direito mas desperdicei a única chance que tive isso está me matando por dentro.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu... comentei no último post ativo no blog querendo saber como você estava.. afinal, o blog não ajuda somente você, ajuda todo mundo que busca algum tipo de conforto com o que você escreve.. achei até que tinha acontecido algo pior, mas aí vi que esse comentário de jan/2016 foi removido pelo autor.. POR FAVOR, apareça!!

      Excluir
  20. Quando passei no curso de direito meu objetivo não era fazer o curso era passar em outra faculdade, outro curso e em outra cidade, porém para os meus pais isso não era aceitável, briguei muito uma tarde, porém minha mãe chorou bradou e acabei cedendo, um tempo depois percebi que não estava feliz no curso e novamente procurei apoio deles para trancar a faculdade, entretanto ela me convenceu a continuar, me lembro que uma parte de mim sentia que era errado continuar e outra sentimento foi que não iria mais pensar em trancar, para mim cursar foi sem vontade, de alguma forma não estava pronto para cursar, o curso é ótimo, mas você tem que estar preparado, não ser ingênuo, nas matérias a cursar você descobre que sempre tem mais e o conhecimento não é raso é profundo, quando se é jovem isso não é levado em consideração, isso pelo que eu vivenciei.
    Mas tem a segunda parte o Brasil está saturado de bachereis de direito e advogados, isso influenciado pela cultura do concurso público e acrescentado ao fato do curso ser um que menos custa financeiramente em relação as ciências (computação, biologia, medicina e outras).
    Conheci um homem formado somente não passou na oab porém sabe muito de processos e tinha sociedade com uma advogado que era professor, ficou quase dois anos dando assistência em sociedade com o mesmo e não conseguia tirar nem para o combustível, voltou para a antiga profissão dele, gerente de uma agencia de limpeza geral.
    Estou arrependido, tinha sonhos e objetivos, todos foram abandonados larguei o curso, estou perdido, fiz o curso procurando sempre fazer o melhor, porém sempre me arrastando.

    ResponderExcluir
  21. o problema é que direito é a unica porcaria de graduação que exige uma prova depois de colar grau para exercer a profissão. ou, melhor dito, os contadores devem também fazer, mas não uma prova assim de injusta (nem em 2 fases, se não estou errada). a caso os médico que sairam da faculdade devem fazer mesmo? não, porque não existe a porcaria de bacharel em medicina, assim como nem existem bacharel em arquitetura, em ingenharia, etc. infelizmente eu fiz direito no exterior, sendo estrangeira, e não houve outro remédio a não ser revalidar. mas vou começar outra faculdade que nada tenha ver com o direito e finalmente livrar-me desse peso

    ResponderExcluir
  22. Nossa, da até um alívio ler esta postagem e estes comentários, fiz direito e me formei em 2008, estudei muito e passe na prova da OAB em 2011! Larguei meu emprego, e fui estudar para concurso, passei 02 anos estudando feito louca, e nada! Fiquei por um triz na prova da PC do meu estado, mas no final das contas, nada! Hj em dia tenho 30 anos, e sou comissionada num cargo público, (ganho super mal), e odeio advogar com todas minhas forças! Percebo que fiz direito por não saber exatamente o que queria e para agradar meus pais (afinal, que pai e mãe não quer um filho(a) advogado(a)), enfim, cá estou eu, extremamente frustrada, triste, absurdamente sem rumo, já pensei em várias outras coisas, mas infelizmente, tudo me faz lembrar dessa porcaria de decisão que tomei há 12 anos atras de fazer essa imprestável faculdade!

    ResponderExcluir
  23. Me formei em direito em 2009 e tenho oab, nunca consegui um emprego, cheguei a abrir um escritório que não deu certo. Fiquei muito decepcionada com a profissão e hoje já faz 4 anos que somente estudo para concurso e não estou mais aguentando, não sei o que fazer, se tivesse dinheiro abriria um negócio. Fazer outra faculdade? Qual? Não me identifico com nenhum outro curso. Na verdade não sei qual é o meu talento. Estou triste e deprimida. Já fui na psicóloga e fiz os testes de aptidão , que não deu nada do que eu gostaria.

    ResponderExcluir
  24. Caramba, eu pensava que fosse o único a me sentir mal por ter feito direito, mas vejo até gente com OAB frustrada, vejo que não estou só!
    Me formei em 2013, mas inventei de ter cursado filosofia na federal da minha cidade. Gostei do curso, mas decidi voltar ao direito. Achei que passar na prova da OAB fosse mamata, já que a grande maioria dos amigos já passaram. Ledo engano! A prova está cada vez mais difícil, e pra arrumar um emprego é um porre, já que o mercado para bacharel em direito é bem restrito. Trabalho com meu pai, que é advogado. Mas sei lá, vejo que o mercado é muito saturado, além de que ser advogado pra ganhar r$2000 ou r$3000 é melhor see gerente de loja (meu pai ganha bem porque é um bom advogado, mas vc perde dias e noites trabalhando e ainda tem que aguentar moagem de clientes). Outra coisa que sou absolutamente contra é essa porcaria do exame da OAB, pois NÃO MEDE A CAPACIDADE DE NINGUÉM. E graças a esta prova que somos impedidos do livre exercício da profissão, enquanto em outras profissões é só terminar o curso e já sai trabalhando (com exceção de Contabilidade, que também decidiu copiar o direito - legado da OAB). Até médico, que mexe com vidas, não precisa prestar nenhum exame. Aliás, este maldito Exame não penera o mercado e não mede a capacidade de ninguém, é apenas uma máquina de arrecadar dinheiro. Sem querer desmerecer, mas tem gente que não sabe como passou, não sabe nem fazer uma procuração, mas tá aí advogando, enquanto pessoas que são bem capacitadas e preparadas estão lutando até hoje para passar na prova e arrumar um emprego. Já bati em vários escritórios e levei vários "nãos", ninguém nunca me ajudou com o combustível e passagem de ônibus para ir à faculdade, mas ficam pressionando com a clássica pergunta de quem se forma em direito "Você passou na Oab?". Hj estou extremamente depressivo, na dependência dos meus pais, sem ânimo para estudar e sem saber qual rumo tomar na vida. Hoje tenho 26 anos, mas se eu tivesse meus 18 anos hoje, não teria feito este curso, e não recomendo pra ninguém!

    ResponderExcluir
  25. . Ufa. Ainda bem que não estou sozinho. RS. Minha história É parecida com a de muitos aqui.passei anos sem estudar. Quando resolvi fazer uma faculdade não sabia quAl área fazer.. ai vem a porra da família dar pitaco.. faz direito.. e o besta aqui entrou na onda resultado. Estou no sexto período. A mui arrependido pela realidade da profissão .a falta de justiça no nosso país. Enfim. Já quis desistir e vem a porra da família dar pitaco. Tipo.. não para. Está quase lá.. porra. Eles acham que é só você terminar o curso e ja vai ganhar muito dinheiro.. kkk. Mas vou parar e seguir algo que me sinta útil e feliz.. parabéns pelo blog..

    ResponderExcluir
  26. Também estou na mesma situação que alguns de vcs, estou terminando o curso de direito mas muito frustado, no inicin do curso gostava muito depois de um certo tempo fui perdendo o interesse. Não tenho mais cabeça pra continuar, estou com indícios de depressão, isso é muito ruim. Além de não estar mais gostando do curso gastei meu tempo é muito dinheiro jogado fora. Quando eu quis trancar o curso veio uma pressão grande da família, dizendo tranca não vc vai se arrepender..se tivesse trancado certeza que hoje seria mais feliz....

    ResponderExcluir
  27. Busque o que realmente te faz feliz, o que é bom para o outro pode não ser bom para você, eu por exemplo surtei com a enfermagem e fui fazer faculdade de letras, larguei no primeiro mês, nada a ver comigo, eu amo o trabalho na saúde, a emergência, o sangue e toda a adrenalina, ambulancias, pronto socorro são meu paraíso. Porém trabalho a 12 anos como enfermeira no mesmo hospital, não estou no setor que quero, tenho duas pós engavetadas, total desvalorização profissional, baixo salário, e aquela velha crença de que enfermeiro tem que ser servidor de médico, minhas dívidas me obrigam a permanecer no emprego até conseguir algo melhor, estou estudando para tentar outra faculdade e também enviando currículos porém muito bem direcionados para o setor de emergencia que é onde me sinto viva, não quero mais ficar aqui não quero mais ser enfermeira esse será apenas um degrau para seguir outro caminho. Temos que lutar não podemos permanecer nesse marasmo, chorar faz parte mas não se pode desistir, lute amiga busque aquilo que realmente faz sentido prá você e lute por isso, talvez não seja hoje mas muito em breve você estará onde sempre quis, onde te faça bem. A mente atrai o que o coração acredita ... Luz e Amor !!!!!

    ResponderExcluir
  28. Estou cursando direito. No início do terceiro ano. Mas já me vejo arrependida, estou pensando em desistir. Na minha cidade pagam 1200 reais para o advogado trabalhar 8 horas por dia. Totalmente desvalorizado. Muita aparência essa profissão. Na rua da minha casa tem 5 escritórios de advocacia. Passei em um concurso quando tinha 19 anos, daí me empolguei e fui fazer direito. Mas vejo que devia era ter feito medicina. Porque ao menos você forma e ganha no mínimo 7 mil no mês, mesmo que trabalhe que nem um louco, melhor que trabalhar que nem um louco no direito para ganhar 1.200.
    Passei em 4 universidades públicas de direito. Mas sinceramente vou ter vergonha de ganhar 1200 reais por 8 horas diárias. É melhor ser vendedorade sapato no shopping e ganhar 2 mil 6 horas de segunda a sábado

    ResponderExcluir
  29. Eu sou mais um na estatística. Fui um bom aluno de matemática durante toda minha vida de estudante. Até fui "professor" particular durante o ensino médio. Sempre quis ser professor de matemática, mas meus professores do Ensino Médio nunca me aconselharam, por toda desvalorização do profissional, e, por isso, acreditando no meu potencial me aconselharam cursar Direito. Eu consegui uma bolsa parcial e iniciei o curso feliz da vida, pensando que seria o melhor advogado do mundo só porque tinha uma boa oratória e era questionador. Não procurei me informar muito sobre o curso e a carreira. Resumo disso tudo: hoje estou completamente frustado no final do nono período. Já procurei diversos profissionais para conversar sobre o assunto, desde minha professora de matemática do ensino médio até psicóloga. Eu gosto de estudar o direito material, mas o processual me espanta. Não quero advogar, não me sinto preparado. Saindo do ensino médio fui chamado para trabalhar em um cartório extrajudicial, onde estou até hoje, porém acordo triste todos os dias, infeliz e sem expectativa para o meu futuro profissional. Resolvi concluir o curso por estar na reta final, mas continuo com o sonho de ser professor de matemática. A situação financeira da minha família e a localização das universidades que ofertam o curso não estão a meu favor, mas vou atrás daquilo que estou adiando há anos e que penso trazer a minha realização profissional e pessoal! Um abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  30. Eu me arrependi de ter feito Enfermagem, 04 anos no lixo. Tenho até vergonha de dizer que sou Enfermeira. Eu ignorei minha Psiquiatra, quando ele disse que eu não devia ter feito esse curso. De fato é uma area linda, de sacerdocio, necessária e não sei o , o que, mas gente, é uma area muito limitada (onde empreender, união e ter autonomia não existe) e que hoje decaiu demais o nivel intelectual das pessoas que adentram, e são justamente esses que entram por terem uma indicação e serem mais "abertos". Errei e fui lá ouvir minha mãe, que Enfermagem é bom, que se ela pudesse faria, que não tem desemprego e tomei no toco. Nunca façam faculdade só porque alguém te diz algo, ainda mais quem nunca trabalhou nela. Analisem o mercado, vão em grupos de profissionais da área, façam perguntas sobre mercado de trabalho, carreira, salários e o que acharem pertinentes, internet está aí para isso. Façam algo que voces gostem e se possivel façam teste de vocação com profissionais sérios, que analisem o perfil de voces em uma consulta, visto que personalidade não muda e em algumas áreas a personalidade será determinante no seu sucesso, na minha área mesmo, a minha personalidade não condiz com nenhum setor, pois sou introvertida e necessito de ambientes calmos para trabalhar. E o mais importante entreviste e converse com quem está na área há anos, de preferência. Procure pontos negativos e depois positivos, ponha na balança. A minha area que é enfermagem, hoje é dificílimo de entrar e até de sair, pois quem entrou está doente;depressivo ou acomodado sem forças para sair e procurar outra coisa. Atualmente busco uma segunda graduação, mas doi só de pensar em começar do zero, fazer trabalhos em grupos, TCC, essas coisas obrigatórias na graduação. Estou desempregada e não vejo chances de entrar na enfermagem porque sem experiência é completamente inviável entrar, estou desmotivada, além disso area sofre uma desvalorização nunca vista, são péssimos salários, muitas exigências e humilhação de pacientes, gestores e colegas de trabalho. Quem é muito bom está correndo para a docência. Os concursos se tornaram escassos, até porque decisões governamentais fazem com que o setor privado gerencie as unidades publicas, com isso eles contratam via PJ ou CLT, não mais por concursos.
    Hoje busco qualquer empreguinho, quero algo mais sossegado, mesmo ganhando merreca e fazendo minha segunda graduação.
    De qualquer forma, pessoas voces não estão sozinhas nessa, conheço muita gente frustrado com profissão, relacionamentos, amizades e etc. Falo pra vcs procurarem o que satisfaz, que não está bom, mas tb não está ruim, e não o que trás felicidade, até pq felicidade não é uma constante. Tem altos e baixos e os neurotransmissores cerebrais que as controlam.
    Desculpe o desabafo! Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  31. Tenho 37 anos e me identifiquei muito com esse texto apesar dele ser de 2013... formei em Enfermagem a contragosto, pois queria medicina e destruí minha vida porque não consegui me firmar em Enfermagem (que eu odeio) e até hoje nunca consegui vencer o Enem pra entrar em medicina. Tenho transtorno depressivo ansioso, sofro todos os dias de minha vida, porque acabei atolada num fundo de poço sem saída. Choro todos os dias e até já pensei em suicídio. Moro com minha mãe e dependo dela, meu pai nunca me ajudou em nada e sempre foi só cobranças. Não tive namorado, amigos, me isolei de tudo e de todos, vivi submissa... pra piorar tenho dores terríveis no corpo, acho que consequências de somatizações da depressão e da ansiedade. As vezes penso que nasci pra viver morta. Fiz tudo errado, escolhas, planos, tudo errado. Sinto que estou velha e não consigo pensar em uma saída. Pra quem ler esse comentário, nunca se limite a opinião dos outros, lute com todas as suas forças pelo seu sonho, não deixe que te ponham pra baixo, que te subjulguem, que te maltratam... eu fui fraca a minha vida toda e sofro as consequências disso até hoje. Desejo de coração que ninguém passe por esse sofrimento que eu estou passando. Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, eu escrevi aqui em 2013, no auge da depressão e do meu fracasso. Depois de 4 anos em depressão, 20 quilos a mais (que ainda estão aqui rs), vendo a vida literalmente passar pela janela, depois de perder todos os meus amigos, eu saí da depressão.
    Existe um sonho muito grande por trás de uma faculdade, quando fracassamos dependendo da sua situação econômica (eu não sou rica) levamos os sonhos que tínhamos de melhorar a vida de nossos familiares juntos.
    As coisas mudam quando decidimos sair do papel de vítimas que nos colocamos, a vida não para porque nos sentimos triste.
    Eu também pensei que minha vida tinha acabado, mas a vida só acaba nesse plano quando morremos, fora isso a vida continua.
    Você tem 37 anos, não está velho, não é o seu fim, a expectativa de vida gira em torno de 80 anos e falta muito anos para você chegar lá, cada sonho que deixamos para trás é uma parte importante de nós que morre.
    Algumas pessoas passam a vida inteira sem saber o que quer ser e você quer ser médico (a), então vá atrás disso. Você é enfermeira, pode trabalhar muito e pagar sua faculdade, mesmo sem gostar faça o que tem que ser feito, seis anos passam rápido e vão passar de qualquer forma, distribua currículo e vá trabalhar, trabalhe para atingir seu sonho.
    Eu infelizmente fiz direito, depois de muito me culpar e me penalizar, eu entendi que tudo bem não querer isso para minha vida, hoje eu decidi que quero fazer medicina (minha única opção é em uma federal e ainda assim vou precisar trabalhar a noite e estudar durante o dia), eu também estou na casa dos 30 (sem filhos e sem marido), comecei a estudar para o Enem, concorrendo com garotos de 17 anos e trabalho como recepcionista em um hospital.
    Cara não perca seu tempo no futuro, faça sua parte todos os dias e deixa Deus cuidar do resto.
    O problema é casamento, filhos?! quantos casamentos acabam aos 50, 35? quantas pessoas não podem ter filhos ou perderam os seus filhos e tiveram que começar novamente?! um dia uma amiga me disse, uma gestação dura 9 meses.
    Nós é que colocamos muitos planejamos nossos na frente desses 9 meses e nunca esqueça que o abrigo está cheio de filhos esperando uma mãe e que o amor nem que seja o próprio aparecerá quando você estiver bem. Sua vida não acabou, você não está velha e não está sozinha.
    Se precisar conversar, eu estou aqui!

    PS: Ouça o seu próprio conselho e pegue leve com você, seja mais gentil consigo.

    ResponderExcluir